Muro de 9 metros com rachadura
Redação jornal A Tribuna
“Dezenas de vidas estão em risco no Centro de Vitória, uma vez que um muro que sustenta uma encosta com 9 metros de altura está com rachaduras profundas, assustadoras e pode desabar”, denuncia o microempreendedor individual José de Souza, que reside no local.
Segundo ele, o muro, que fica no final da rua Alziro Viana, está nestas condições há bastante tempo e nenhuma providência foi tomada.
“Ele faz divisa com a rua Wilson Freitas, onde moro. Meu prédio, o Edifício Izidoro de Almeida, tem três andares, com sete apartamentos ocupados, ao lado do Motel Ibiza”.
José disse que há tempo observa a encosta, mas a situação se agravou e o risco para todos quem mora ou passa por ali aumentou. “Com as últimas chuvas, uma das rachaduras aumentou e estamos assustados”
O morador afirma que equipes da Defesa Civil já estiveram várias vezes no local, mas não tomaram qualquer providência.
“Eles olham, fotografam, discutem e vão embora, como fizeram na quarta-feira, dia 23 de setembro, o que nos deixa apreensivos. Por essa razão, gostaria de solicitar que esta Coluna mostre a situação pedindo que a Prefeitura tome providências, antes que uma tragédia ocorra.”
A Defesa Civil de Vitória informa que enviou engenheiros ao local para avaliar possíveis riscos. Esclarece que os especialistas não constataram nenhum risco iminente.
O órgão Informa, ainda, que a área citada pelo morador continuará a ser monitorada e ao sinal de qualquer ameaça, intervenções serão feitas na encosta citada.
O que diz o leitor
José disse esperar que providências
sejam tomadas para conter o muro,
cuja rachadura só aumenta.
Praia de Itapuã
Salva-vidas
Alenilton Cypriano, aposentado
“O posto dos salva-vidas na curva da Praia de Itapuã está de fazer vergonha, há mais de um ano. Sem forro, dá ao lugar um aspecto de praia deserta”. A Secretaria de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha, alega que está adquirindo o material necessário para a reforma de todos os postos da orla. A reforma deverá ser concluída até o final do ano.
Valparaíso
Poste deteriorado
Claudio Furtado, motorista
“A situação do poste situado na avenida Mariano Firme é precária. A estrutura está toda com ferragens expostas e seguro apenas pela fiação, podendo desabar e causar acidentes. Há meses está assim e a EDP não faz a troca”. A EDP afirma que encaminhou equipe técnica a campo para inspecionar o referido poste e a sua substituição acontecerá em até 90 dias.
Itararé
Descarte irregular de lixo e entulhos
Alaecio Meschiatti, metalúrgico
“Há tempo, ocorre um descarte irregular de lixo na rua Arlindo Sodré. Neste local, há um ponto viciado de lixo atormentando os moradores e pacientes da Unidade de Saúde do bairro, que fica em frente ao local. Um absurdo que a Prefeitura deixe isso à revelia, em pleno ano de 2020”.
A Secretaria de Meio Ambiente de Vitória destaca que a equipe de fiscalização urbana realiza rotineiramente vistorias no local citado e demais pontos irregulares da cidade e toda vez que a equipe consegue identificar o infrator, o mesmo é notificado para retirar o resíduo e é multado por descarte irregular. Denúncias no tel: 156.
Campo Grande
Coletor pequeno
Vitor Nascimento, empresário
“A caixa coletora de lixo colocada na avenida Campo Grande, esquina com a rua São João, não comporta a demanda da região”.
A Secretaria de Serviços de Cariacica esclarece que limpou o local. A região conta com coleta diária de lixo durante seis dias da semana. O comportamento de alguns moradores prejudica a coletividade. O lixo deve ser descartado no horário da coleta.
Universal
Placa de sinalização
Fernanda Xavier, universitária
“Quando a administração irá sinalizar e pintar os quebra-molas da rua Rio Formate? Fui ao Recanto dos Lagos, notei que essa rua tem muitos quebra-molas, mas só o primeiro, na entrada de Universal, tem placa, mas não está pintado”.
A Prefeitura de Viana procurada pelo “Qual a Bronca?” há 51 dias, não respondeu ao questionamento.
Opinião do leitor
Covid americana
Presidente Donald Trump pegou Covid e foi levado direto para o hospital. A Casa Branca disse que era por precaução, afinal, o homem disputa o comando de uma das nações mais poderosas por mais quatro anos. Vi muita gente torcendo contra o Trump. Não é certo desejar a morte de ninguém. Mais amor, gente!
José Victor Moradi
Jardim Camburi - Vitória
Trump doente
Muitos estão espantados com a notícia de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contraiu a Covid-19. Mas cá entre nós, com a movimentação dele, alguém tinha dúvidas de que isso iria acontecer?
Mas ele que não é bobo nem nada, já ficou internado para se cuidar com o que há de melhor na medicina daquele país. Nem todos têm a mesma sorte.
Rita Moraes
Jardim da Penha - Vitória
Menores
A mídia local mostrou dois jovens, de 13 e 17 anos, respectivamente assaltando passageiros com uma faca num busão. Os pais precisam tomar juízo e educar melhores seus filhos para que situações tais não se repitam. Vergonha Estadual!
Valdeci Carvalho Ferreira
Mata da Serra - Serra
Debate
No primeiro debate na tevê entre o republicano Trump e o democrata Biden, candidatos à presidência da nação mais potente do mundo, os Estados Unidos, o candidato à reeleição Trump deu um verdadeiro show de incivilidade, não respeitando as regras antecipadamente estabelecidas para o debate, mal educadamente interferindo até nas manifestações do moderador. Uma péssima conduta para quem comanda a mais desenvolvida democracia do planeta.
Roberto Pimentel
Praia do Canto - Vitória
Língua
Naquela época. “Tia Lena, Vitor deu trabalho pra senhora?” “Ele não me obedece, Bete.” “Vou conversar com ele.” Mais tarde. “Vitinho, o que a sua mãe te falou?” “Ah, tia Lena, eu não entendo. Ela abre aquele olhão verde e não fala português.” “Como ela fala?” “É assim: Vitor, onde já se viu uma coisa dessas? Onde já se viu? O que é ‘já se viu’, tia?”
Anna Célia Dias Curtinhas
Bento Ferreira - Vitória
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Qual a Bronca?,por Redação jornal A Tribuna