Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

QUAL A BRONCA?

Sem direito ao certificado digital

| 09/08/2020, 09:29 h | Atualizado em 09/08/2020, 09:53
Qual a Bronca?

Redação jornal A Tribuna



          Imagem ilustrativa da imagem Sem direito ao certificado digital
Aplicativo Carteira Digital, do Denatran, está em funcionamento no Estado para pessoas físicas |  Foto: Beto Morais/AT

Jacaraípe

“O aplicativo 'Carteira Digital de Trânsito', do Detran, não permite que o condutor que dirige um veículo em nome de uma empresa baixe o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) em seu celular”, denuncia o gerente comercial Eduardo Oliveira, do bairro Jacaraípe, na Serra.

Segundo ele, isso obriga o condutor a ter que andar com o documento impresso, pois o órgão de trânsito não emite mais o CRLV-e.

“Só é possível ter a carteira digital, por que, então, o órgão não libera também o certificado digital dos veículos em nome de empresas?”, questiona o leitor.

O Detran-ES esclarece que o aplicativo 'Carteira Digital de Trânsito' (CDT) foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em parceria com Denatran. Portanto, não é possível aos órgãos estaduais interferirem nas funcionalidades desse aplicativo.

Informa que o órgão nacional ainda não liberou a opção de CRLV digital para veículos em nome de pessoa jurídica e, no momento, o CRLV digital está disponível no aplicativo apenas para veículos registrados em nome de pessoa física.

Assim que a funcionalidade for ativada pelo Denatran, os proprietários de veículos registrados no Espírito Santo terão acesso ao serviço.

Desde o dia 18 de março, o Detran-ES passou a oferecer somente a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o CRLV-e. Com isso, o documento não é mais emitido em papel nem é encaminhado para o endereço dos proprietários de veículos. O novo documento eletrônico do veículo é certificado por um QR Code e deverá ser impresso em papel comum pelo proprietário.


          Imagem ilustrativa da imagem Sem direito ao certificado digital
|  Foto: Reprodução

Flexal II

Ligação de esgoto
Gileno Resende Lopes, vigiante

“A casa da moradora Zilma Maria Riguete Ferreira, na rua Boa Vista, ainda não conta com rede de esgoto e os dejetos são lançados no meio da rua. Apelos foram feitos à Cesan, mas a ligação não foi feita”.
A Cesan informa que a rua tem rede de esgotamento sanitário. Para ligar a rede é preciso entrar em contato pelo telefone 115 a qualquer hora do dia ou da noite. A ligação é gratuita.

Feu Rosa

Ruas escuras
Cristiani Carvalho da Silva, motogril

“As ruas Pajurá, onde moro, e as ruas Atanásia Rodrigues, Pau Ferro e Pau Brasil estão todas no escuro há nove dias”. A EDP informa que realizou manutenções preventivas na rede elétrica das ruas a fim de melhorar o serviço prestado. Os postes já estão funcionando normalmente.

Praia do Canto

Créditos não liberados
Douglas Renato Miranda de Moura, empresário

“Recebo pagamento de meus clientes pelo PicPay, mas o banco digital ainda não transferiu para minha conta os créditos efetuados em julho. Há mais de 20 dias espero o depósito”. O Pic Pay diz que os recursos foram transferidos na última terça (dia 4).

Primavera

Troca de postes
Sérgio Gomes, técnico em vendas

“Dois postes de energia da rua Terezinha Abranches Pereira ainda são de madeira e precisam ser substituídos. Um está torto e o outro cheio de cupins”. A EDP informa que sua equipe técnica foi ao local, inspecionou os postes e a substituição acontecerá conforme o cronograma da empresa.

Ilha de Santa Maria

Lixo em esquina
Denise Kill Borges , aposentada

“Voltaram a fazer da esquina da rua Álvaro Sarlo com a João Bastos Vieira um de depósito de lixo”.
A Central de Serviços da Prefeitura de Vitória informa que o recolhimento de lixo é feito diariamente na capital, bem como a varrição e limpeza das ruas. O ponto citado é limpo diariamente também.

Retiro Saudoso 


          Imagem ilustrativa da imagem Sem direito ao certificado digital
Vazamento de água na rua Antônio Coutinho |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Buraco aberto
Moisés Gomes Barros, motorista de aplicativo

“Ao corrigir um vazamento de água na rua Antônio Coutinho, a equipe da Cesan quebrou a manilha da prefeitura”.
A Cesan informa que os reparos no local serão feitos ainda nesta semana. A Secretaria de Serviços de Cariacica disse que o reparo será feito conforme o cronograma.


Opinão do Leitor


Dia dos Pais

Além da quarentena, estar só, sem poder sair nem receber ninguém, vem o Dia dos Pais e não posso receber meus filhos. É lamentável tamanha solidão. Rogo a Deus pelo fim da pandemia, e volte logo o cotidiano. A rotina, que achávamos enfadonha, agora a valorizamos. Mesmo à distância, a todos nós, feliz Dia dos Pais.

Aldo José Barroca
Goiabeiras – Vitória

Pobre país rico

O Brasil é um pobre país rico. Em plena pandemia, receitas em baixa e despesas em alta. Aglomerações facilitam a disseminação da Covid-19, mas gastaremos bilhões de reais com as eleições que deveriam ser adiadas para 2022 com extinção de 1.200 municípios já decidida, mas não efetivada. Ninguém é punido com tamanha orgia de gastos.

Humberto Schuwartz Soares
Praia da Costa – Vila Velha

Remédio

Não poderíamos de jeito nenhum esquecer esse famigerado coronavírus. Todos sabem que é um vírus e de onde vem e para onde vai. Mas até quando ninguém sabe. O que custa tentar um remédio que já deu certo em várias pandemias em várias épocas no mundo? Sem politicagem, Bolsonaro tem razão, o que custa tentar, pode ser a solução enquanto não existem outras. Afinal, é melhor prevenir do que remediar...

Julio Cesar Frauches
Ipiranga – Guarapari

Lar, o melhor lugar

Vez ou outra a mídia publica notícia de adolescente ou jovem que, descontente com os limites dos pais, sai de casa, quebra a cara e com vergonha de retornar assume um romance chamado de amor bandido. Ou seja, união fadada ao fracasso e a morte. Por mais simples que seja, o seu lar é o melhor lugar para viver.

Valdeci Carvalho Ferreira
Mata da Serra – Serra

Papai na TV

Adriano foi entrevistado e passou na TV. “Olha o seu pai, Isadora!” “Papaaaaaai!” “Filha, ele não te escuta.”

“Como ele 'entô' na televisão?” “Ele foi filmado antes.” “Papai, tchau! Mamãe, eu tô jogando beijo pra ele e ele num olha. Quero 'entá' lá 'dento' também.” “Não pode, Isa”. Pronto. Acabou a entrevista.” “Puxa! Papai num deu nem um 'tchauzim' 'pa' mim.”

Anna Célia Dias
Bento Ferreira – Vitória

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?, por Redação jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Qual a Bronca?

Qual a Bronca?,por Redação jornal A Tribuna

Qual a Bronca?

Redação jornal A Tribuna

Qual a Bronca?