Sua primeira viagem vai ser para onde?
Redação jornal A Tribuna
por Kariny Baldan, do Jornal A Tribuna
A pandemia interrompeu os planos de viagem de muita gente. Quem ia para o exterior teve de cancelar, já que inúmeros países estão com as fronteiras fechadas. Até mesmo no Brasil os roteiros estão limitados.
Mas nada impede de sonhar e planejar o próximo destino para quando for seguro colocar o pé na estrada. Então, o AT em Família pergunta: sua próxima viagem vai ser para onde?
Especialistas avaliam que o temor de adoecer e as exigências sanitárias dos destinos irão alterar o comportamento e as preferências dos viajantes.
A expectativa é um primeiro movimento de retomada do turismo no âmbito regional.
O diretor da DNA Turismo, Sérvulo Clermont, observa que clientes já procuram viagens para as férias de fim de ano esperando que a pandemia esteja sob controle.
“A preferência é por locais onde dá para ir de carro, para evitar contato com outras pessoas, e que transmitam segurança seguindo os novos protocolos.”
Sérvulo orienta buscar destinos que receberam o selo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, sigla em inglês).
A turismóloga e professora universitária da UVV Maria Aparecida Javarini reforça o fortalecimento do turismo interno. Em nível internacional, a especialista crê que países que amenizaram os efeitos da pandemia com maior eficiência se destacarão.
“Inicialmente, a preferência será por locais que demandam pouco deslocamento e têm menor adensamento populacional. O turismo que já temos por aqui de montanha e de aluguel para temporada vai se intensificar.”
“A tendência é ir voltando aos poucos ao novo normal, que é consumir o destino internacional com os novos protocolos”.
O momento é visto como uma oportunidade de promover o turismo local. A Secretaria de Turismo do Espírito Santo informou que está estruturando ações de curto, médio e longo prazo.
“Estamos trabalhando no sentido de tornar o Espírito Santo um bom lugar para se visitar não só pelos seus atrativos, como localização, clima e infraestrutura, mas por estar adequado para receber os turistas de forma segura”, diz nota enviada pela secretaria.
Blogueiros de viagens também se reuniram para incentivar o turismo nacional após a pandemia. Eles desenvolveram o guia “Redescobrindo Nosso Brasil” no formato de e-book (livro eletrônico) com roteiros em todos os estados brasileiros.
Sonho de conhecer o Japão
A pandemia adiou os planos do publicitário Lucas Bragança, de 32 anos, de viajar para o Japão. O passeio seria este ano; o pacote até foi comprado. Agora ele espera o controle da doença para planejar a viagem para 2021.
“Eu já conheço todo o interior do Espírito Santo e fazia passeios por aqui com amigos. Então gosto de conhecer outros países. Desde meus 17 anos, todos os anos eu saí do País. Este provavelmente vai ser o único que não vou fazer viagem internacional”, diz.
Próximos destinos
Para ir de carro
Depois que “voltar ao normal”, minha ideia é ir a locais próximos de carro. Vou escolher hospedagens com número restrito de hóspedes. Pretendo seguir roteiro que eu tinha programado para este ano no Sul do Brasil. Viagem internacional, só quando a situação estiver mais controlada”, salienta o Social Mídia Deivson Santana, de 27 anos.
“Tinha uma ida a Gramado programada para setembro, mas acredito que acontecerá só ano que vem. Também tenho passagens compradas para Fernando de Noronha no Carnaval de 2021. Ansiosa demais para essas viagens acontecerem e conhecer mais do Brasil e do Espírito Santo!”, compartilha a blogueira e analista de e-commerce Aline Dias, de 31 anos.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
AT em Família,por Redação jornal A Tribuna