Máscara pode deixar a orelha de abano?
Escute essa reportagem
Quem nunca viu circulando pela internet o meme sobre a máscara de proteção contra a Covid-19? Nele aparece o retrato de uma pessoa em 2019 com as orelhas no lugar certinho, em 2020 com a máscara de proteção e em 2021 com a conhecida “orelha de abano”.
N

o meme, a frase final ainda é a seguinte: “minha orelha que lute”, ou seja, não importa a orelha ficar projetada para frente, é necessário usar a máscara.
Mas será que isso procede? Para “a felicidade geral da nação”, o cirurgião plástico Adriano Batistuta afirma que “de maneira alguma o uso da máscara de proteção traz prejuízos para as orelhas”.
Ele explicou que elas são compostas por cartilagem, um tecido flexível que volta para o lugar após o uso. “O único problema, nesse caso, é o incômodo, porém ele pode ser resolvido escolhendo uma máscara que dê mais conforto”.
Foi o que que fez a secretária Dalete Campello. “Eu tenho implante auditivo e uso óculos e realmente a máscara sempre me incomodou muito, pois cada vez que precisava retirá-la, o implante saía junto e os óculos ficavam muito embaçados”, disse ela.
“Hoje isso ainda acontece às vezes, mas estou aprendendo a me virar melhor”, completou.
Adriano disse que, para evitar que os óculos fiquem embaçados, se a pessoa estiver usando um modelo de máscara cirúrgica daquelas descartáveis, é preciso ajustar a tira de metal dobrável no nariz.
Caso seja a caseira, um esparadrapo em cima do nariz já ajuda e faz a vez da haste de metal das máscaras cirúrgicas.
Comentários