Uma sociedade doente
O secretário da Saúde, Nésio Fernandes, na coletiva de imprensa que deu na tarde de ontem, além de tratar das questões da pasta, fez um apelo para que o Estado possa superar a polarização política. O pedido foi após falar da saúde do governador e da primeira-dama que testaram positivo para Covid-19.
O apelo, porém, não fez eco nas redes sociais, com grupos guerreando sobre tratamento com cloroquina e isolamento. Uns desejavam a pronta recuperação do casal. Já, outros, não. O secretário também foi alvo de ataques de ódio nas redes.
Aquém disso, o governador passou o dia na Residência Oficial da Praia da Costa, onde cumprirá o isolamento de 14 dias. A primeira-dama, dona Virgínia, fez tomografia do pulmão. Na sexta, quando começou a sentir os primeiros sintomas da Covid-19 – febre e secreção nasal –, Casagrande chegou a pensar que fosse sinusite. Mas foi convencido a fazer o exame.
Alerta na classe médica
O deputado e médico Hudson Leal fez ontem, na sessão da Assembleia, um alerta para a contaminação de Covid-19 na área médica.
Ele citou ao menos dois amigos médicos que estão internados em estado grave em hospitais particulares da Grande Vitória.
“Estou muito assustado com a situação”, lamentou o deputado .
Denúncia grave
O deputado Rafael Favatto, também durante a sessão online da Assembleia, denunciou que há pacientes de Covid-19 que não estão respeitando o isolamento. “Tem pessoas doentes, contaminadas, que testaram positivo e continuam saindo de casa, continuam indo trabalhar só porque estão bem”. Ele não chegou a citar onde isso estaria ocorrendo.
Atrapalhando a oração
Um grupo fez, na noite de domingo, carreata e parou com um trio elétrico na frente da casa do prefeito Max Filho para protestar. Fecharam a rua e gritavam palavras de ordem contra o prefeito. Como o som estava muito alto, vizinhos reclamaram pois foi bem na hora do culto online de algumas famílias.
Max da Mata agora é Avante
O vereador de Vitória Max da Mata, que não é candidato à reeleição e ficou sem partido após deixar o PSDB, se filiou ao Avante. Disse que decidiu se filiar porque, sem partido, perdeu muitas funções na Câmara. Questionado sobre o motivo de ter escolhido o Avante, respondeu: “Por alinhamento ideológico, também não tem vereador com mandato e porque me prometeram liberdade na condução do mandato”.
Rebelião de deputados do PSL contra Quintino
O deputado estadual Danilo Bahiense (PSL) renunciou ontem à liderança do partido na Assembleia e anunciou que foi “garfado” de disputar a Prefeitura de Vila Velha neste ano. “Eu fui discriminado pelo PSL”. O correligionário Torino Marques também fez coro e disse que o PSL se tornou um partido de esquerda. “O PSL não me representa”. A bronca é contra o novo presidente do partido, Alexandre Quintino, que é aliado do governador Renato Casagrande.
Galeria
Comissão de saúde
As ações adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde no combate à Covid-19 serão pauta da reunião virtual da Comissão de Saúde da Assembleia hoje, às 9h. O secretário Nésio Fernandes e o sub, Luiz Carlos Reblin, vão participar.
Ação do contarato
O senador Fabiano Contarato assinou representações para que sejam apurados possíveis crimes cometidos pelos ministros da Educação, do Meio Ambiente e da Mulher, na reunião ministerial com Bolsonaro.
Ação da Rose
A senadora Rose de Freitas apresentou requerimento para que o ministro da Educação seja convocado a dar explicações sobre a reunião.
Petista disfarçada?
A deputada bolsonarista Carla Zambelli disse, em entrevista, que o ex-ministro Sergio Moro, quando era juiz, tinha predileção em investigar o PT e protegia o PSDB. Tudo que os petistas queriam ouvir!