Ministério da Saúde vai abrir 4.117 vagas
Escute essa reportagem
O Ministério da Saúde vai abrir processo seletivo para contratar 4.117 profissionais de níveis médio/técnico e superior para atuar em órgãos federais de saúde do Rio de Janeiro em caráter emergencial.

A autorização do Ministério da Economia para a realização das contratações foi publicada no Diário Oficial da União e o edital deve ser divulgado nos próximos dias.
As chances serão para atuação temporária, em hospitais e institutos federais da capital carioca. A medida, segundo o governo, visa atender à demanda excepcional frente à pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o ministério, serão ofertadas 1.137 vagas para médicos, 996 para enfermeiros, 865 para técnico em Enfermagem, 604 para atividades de gestão hospitalar e 515 para suporte em gestão hospitalar.
Os cargos de suporte e gestão ainda não foram detalhados pelo órgão, mas as chances serão para funções de níveis médio e superior, conforme detalhou a portaria de autorização.
As remunerações também não foram informadas. Na última seleção de grande porte para os hospitais federais do Rio de Janeiro, realizada em 2018, os salários chegavam a R$ 5.800.
Os contratos terão duração máxima de dois anos, de acordo com as necessidades dos órgãos federais. Os profissionais poderão ser contratados a partir deste mês para atender nas unidades dos hospitais federais Cardoso Fontes, do Andaraí, de Bonsucesso, da Lagoa, dos Servidores do Estado e de Ipanema e dos institutos nacionais de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), de Cardiologia e de Traumatologia e Ortopedia.
Caberá ao Ministério da Saúde determinar a distribuição das vagas entre os órgãos e a lotação dos candidatos aprovados.
A seleção deverá contar apenas com análise de currículo, considerando títulos e experiência profissional dos candidatos na função pretendida.
O déficit de servidores nos hospitais federais cariocas vinha sendo denunciada por órgãos como o Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, que vinha solicitando contratações com urgência.
SAIBA MAIS
Edital sai nas próximas semanas
Temporários
- O ministério da saúde recebeu autorização para contratar 4.117 profissionais de níveis médio/técnico e superior para atuar em órgãos do Rio de Janeiro.
- Cargos: 1.137 vagas para médicos, 996 para enfermeiros, 865 para técnico em Enfermagem, 604 para atividades de gestão hospitalar e 515 para suporte em gestão hospitalar.
- Salários: até R$ 5.800.
Atuação
- Os profissionais vão atuar em caráter temporário nos hospitais federais Cardoso Fontes, do Andaraí, de Bonsucesso, da Lagoa, dos Servidores do Estado e de Ipanema e dos institutos nacionais de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), de Cardiologia e de Traumatologia e Ortopedia.
- Os contratos terão duração máxima de 2 anos.
Edital
- Com a autorização concedida, o edital deve ser publicado nos próximos dias.
Fonte: Ministério da Saúde.
Comentários