Frutas e álcool: uma boa combinação no Carnaval?
Gabriela Rebello
Ó abre alas, Que eu quero passar, Ó abre alas, Que eu quero passar, Eu sou da Lira, Não posso negar”... Já cantava Chiquinha Gonzaga em suas marchinhas de Carnaval... Não importa a época, 1899 ou 2020, pode ser com muita festa ou no descanso, mas a música, a dança e os drinques estão sempre presentes no feriadão de Carnaval.
Afinal nada melhor do que aproveitar os dias de folga para reunir os amigos e aproveitar as tardes de sol, ou as noites quentes com alguns aperitivos e drinques refrescantes, não é verdade?
Mas vocês sabiam que algumas frutas não são recomendáveis de se misturar com álcool? É isso mesmo.
A Nutricionista e professora do Rio de Janeiro Annie Bello (@anniebellophd) explicou em suas redes sociais que foi divulgado um estudo com camundongos em que foram avaliados o efeito de frutas associado ao álcool, assim como o seu metabolismo e as consequências para o organismo.
O resultado foi que as frutas como: pitaya, maracujá, carambola, limão siciliano, jambo e laranja induziram a algum grau de comprometimento do fígado.
A nutricionista afirmou que “É um estudo em animais, mas que já nos gera hipóteses e sinal de alerta. Enquanto não há estudo com humanos nesse assunto, o melhor é evitar misturar essas frutas com bebida alcoólica, mas que as demais frutas estão liberadas.”
Como eu sempre falo por aqui, equilíbrio e moderação sempre! Para quem gosta, abrir mão da bebida alcoólica pode ser algo um pouco difícil.
O ideal então é mantermos o equilíbrio, sempre reforçarmos a hidratação, nos atentar à escolha de petiscos mais saudáveis e menos calóricos. Sem nos esquecermos do descanso e de uma alimentação leve e balanceada. Até porque precisamos manter a saúde em dia, não é mesmo?
E se você é desses que não abre mão de um bom drinque, para facilitar, que tal algumas receitinhas de deliciosas bebidinhas e que não levem as frutas mencionadas anteriormente? Pegue papel e caneta e já organize a sua lista de compras:
1 – Gin tônica com chá de abacaxi e gengibre.
2 – Gin tônica, romã e manjericão.
3 – Batidinha: uva, água de coco e vodca ou cachaça.
4 – Gin mule: gin, canela, açúcar mascavo, gengibre, água com gás e suco de abacaxi.
5 – Vinho branco, suco de um quiuí e gelo a gosto.
6 – Manhattan fake: uma dose de uísque de sabor leve, cereja em calda e rodelas finas de pera para decorar.
Gostou? Curta na medida. Afinal, no retorno, o trabalho nos espera e precisamos estar com todo o gás, até porque a vida continua e o que nos resta é focarmos para que ano que vem possamos desfrutar de lindos dias novamente.
Ah! Se beber não dirija.
Bom Carnaval e até a próxima semana.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Nutridicas, por Gabriela Rebello
Com Gabriela Rebello