Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Disputa no Sul chega ao Palácio

| 31/12/2019, 11:14 h | Atualizado em 31/12/2019, 11:34

A eleição é só em outubro, mas a briga pela Prefeitura de Marataízes, litoral Sul do Estado, já chegou ao Palácio Anchieta.
No último sábado (28), estava na agenda oficial do governador Renato Casagrande a ida a Marataízes para entregar a Orla Central reurbanizada, que conta com recursos do município e do Estado – este já repassou R$ 2,4 milhões. Porém, na noite de sexta-feira (27), a Prefeitura de Marataízes emitiu uma nota oficial cancelando o evento, alegando que a obra não estava pronta.
O governador, então, desmarcou a agenda, avisando os convidados. Mas foi surpreendido com o prefeito Tininho Batista, no sábado, entregando a obra num evento que contou com a participação da população, do deputado federal Evair de Melo e da imprensa, o que gerou mal-estar no governo.
Nos bastidores, o motivo do cancelamento seria porque o governador convidou para o palanque a deputada Norma Ayub e o ex-prefeito Toninho Bitencourt, que são adversários do prefeito. Os três pretendem disputar a prefeitura.

“Não foi inauguração”
Questionada, a Prefeitura de Marataízes informou, por meio da assessoria, que a obra não foi inaugurada. “O prefeito entregou a obra, simbolicamente, para a população, não foi inauguração oficial. Será marcada uma nova data para a inauguração oficial”. No Facebook do prefeito, porém, a foto de capa é o convite para a inauguração da obra.

Doação de armas
O governo do Estado anunciou, nessa segunda-feira (30), a entrega de 1.020 novas armas à Polícia Civil, um investimento de R$ 2,1 milhões. São 500 pistolas de 9 mm, 420 pistolas calibre Ponto 40 e 100 espingardas calibre 12. As armas antigas dos policiais serão recolhidas, vão passar por uma vistoria e, as que estiverem boas poderão ser doadas para a Guarda de Vitória.

Norma só no deboche!
A deputada Norma Ayub publicou, em suas redes sociais, no último sábado, uma foto do chocolate prestígio e postou trecho da música “Cheguei”, de Ludmilla. “Cheguei chegando bagunçando a zorra toda, e que se dane eu quero mais é que se exploda...” Não disse para quem foi o recado.

Lupa nos homicídios
Até as 18h dessa segunda, o Estado contabilizava 974 homicídios em todo o ano. Embora o número ainda seja alto, o governo quer fechar o ano com menos de mil homicídios, o que não ocorre desde 1993. No mesmo período de 2018, ocorreram 1.106 assassinatos.
Já os números dos casos de feminicídio são semelhantes aos do ano passado. Até as 18h de segunda, foram 33 feminicídios, contra 34 ocorridos em 2018.

Com uma base dessas...
Prefeito de Vitória, Luciano Rezende prestou contas do seu mandato nessa segunda e respondeu aos questionamentos dos vereadores, mas sua base deixou a desejar. O líder, Wanderson Marinho, chegou atrasado. Os primeiros vereadores que fizeram perguntas foram os de oposição: Roberto Martins, Davi Esmael e Cleber Felix, o que deixou a sessão tensa logo no início. “Vim com alegria responder às perguntas e com disposição para responder às ofensas”, disse Luciano.

Galeria

Troféu Tô Nem Aí
É da Câmara da Serra, que tem 23 vereadores, mas paga salário para 25.

Troféu Harmonia
Ficou empatado entre o presidente da Assembleia, Erick Musso, e o governador Renato Casagrande.

Troféu Bússola
Vai para a esquerda, que, desde 2018, bate cabeça e ainda não conseguiu se encontrar na política nacional.

Troféu Simpatia
Para o STF, que conseguiu ser criticado pela esquerda e pela direita.

Troféu Resistência
Aos jornalistas que continuam firmes, apesar dos ataques à imprensa.

Troféu Gratidão
A você, leitor, que, contra toda tentação de fake news, foi fiel à leitura da Coluna Plenário. Sigamos juntos para este 2020, que promete, taokey?

SUGERIMOS PARA VOCÊ: