Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TRIBUNA LIVRE

Metas para 2020: mudanças são difíceis, mas são possíveis

| 29/12/2019, 08:21 h | Atualizado em 29/12/2019, 08:23
Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna


Falta pouco para o Ano Novo e esses últimos dias sempre giram em torno de uma reflexão a respeito do que foi vivido no ano que está findando. Como regra, paramos por alguns minutos para fazer um balanço geral, analisamos o que precisa ser mudado e listamos algumas metas pessoais específicas – emagrecer, ganhar mais dinheiro, iniciar um relacionamento amoroso etc.

Comumente, nesses últimos dias, abandonamos a disciplina ou adiamos a decisão de mudança, pois temos em mente que “não dá mais tempo”.

Colocamos nossa expectativa no ano que está por vir. Até usamos a “cor da sorte” na noite da virada. Porém, o calendário muda e, aparentemente, nenhuma mudança significativa acontece. Sendo assim, começamos a nos sentir desmotivados e abandonamos o plano traçado.

Já parou para pensar há quantos anos você vem vivendo assim um ciclo infindável de derrotas? De lista em lista, sempre te acompanham a frustração e a desistência.

Pois bem! Se você se identificou com o que leu acima, então precisa saber e aplicar algumas verdades em sua vida para que, assim, o ciclo seja quebrado.

Aprenda de uma vez por todas: nenhuma mudança acontece de um dia para o outro.

Vou usar o exemplo da dieta. Se eu desejo mudar o hábito da má alimentação, não adianta comer como se não houvesse amanhã durante uma década e acreditar que, do dia para a noite, esse hábito mudará, como em um passe de mágica.

Seja qual meta você deseja alcançar, mudanças são difíceis, mas são possíveis. E você só alcançará algo novo se mudar o que vem fazendo.

Então, se quiser ter sucesso, aprenda uma lição muito importante: duas características que toda pessoa bem-sucedida tem são foco e persistência.

Uma meta não alcançada, regra geral, deriva não de erros, mas da desistência. Os erros podem ser corrigidos e segue-se o caminho, a desistência paralisa.

Aprendida a verdade acima, vamos para a prática! Deixe-me ser seu treinador agora e para isso responda às seguintes perguntas:

1 – Qual preço estou disposto a pagar para alcançar esta meta?

2 – Quem irei honrar diariamente com minhas ações consistentes, comportamentos e atitudes conscientes até atingir o meu objetivo?

3 – Quais os recursos emocionais e materiais que já possuo para iniciar esta jornada? Faça uma lista deles.

Após refletir nas respostas dadas, inicie hoje a mudança!

Por último, uma dica valiosa: desenvolva suas habilidades emocionais. Diariamente vejo como as pessoas têm buscado aumentar sua performance em diversas áreas, mas esquecem de suas emoções.

São diversas metas, mas as emoções ficam em segundo plano e, quando menos se espera, doenças “invisíveis” aparecem – depressão, burnout, síndrome do pânico. Sem falar nas doenças psicossomáticas que cobram um preço físico de nós. Seja forte, persista e utilize o tempo como seu aliado. Somente você e Deus poderão limitar suas metas!

BETO FREITAS é administrador, psicanalista, coach e analista comportamental.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Tribuna Livre

Tribuna Livre, por Leitores do Jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Tribuna Livre

Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre