Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
tempo 27°C VITÓRIA
User Login
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PLENÁRIO

Ciclo político no Palácio Anchieta acaba oficialmente hoje

Por 24 anos, Casagrande e Hartung foram eleitos governadores. Realidade vai mudar a partir de hoje, independentemente do candidato eleito

Eduardo Maia | | Atualizado em
PLENÁRIO

Eduardo Maia


          Imagem ilustrativa da imagem Ciclo político no Palácio Anchieta acaba oficialmente hoje
Fachada do Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo |  Foto: Divulgação

Quase três milhões de capixabas vão decidir hoje quem governará o Estado pelos próximos quatro anos. Lorenzo Pazolini (Rep) e Ricardo Ferraço (MDB) disputam a preferência do eleitorado. No primeiro turno, o republicano ficou na frente e quase liquidou a fatura.

Clique aqui e receba em primeira mão as notícias da Coluna Plenário

Ricardo, por sua vez, trocou de marqueteiro no segundo turno e, segundo interlocutores, a campanha ganhou outro fôlego com as novas estratégias na comunicação.

Independentemente do resultado, uma coisa é certa: pela primeira vez em 24 anos, o Espírito Santo terá um governador que não será Renato Casagrande (PSB) nem Paulo Hartung (PSD).

Casagrande deixou o governo em abril deste ano e se elegeu senador. Hartung, por sua vez, encerrou seu último mandato em dezembro de 2018 e, desde então, não disputou outro cargo eletivo.

Eleição acaba, mas...

Prefeitos, vereadores e deputados estaduais e federais aguardam com ansiedade o resultado do segundo turno. A depender de quem vencer, o cenário político pode mudar para muitos deles.

Leia Mais: Votação na Câmara de Vitória já na próxima semana

As eleições das mesas diretoras das câmaras municipais e da Assembleia Legislativa devem ser, inclusive, influenciadas pelo resultado.

A disputa pelo governo termina hoje, mas outras irão começar a partir de agora.

Haja coração...

Já estão aguardando

Uma dessas eleições acontecerá na Serra. A expectativa é que a nova Mesa Diretora da câmara seja eleita em novembro, e há, nos bastidores, uma orientação interna de esperar o resultado da disputa ao Palácio Anchieta.

Nos corredores da Casa, especula-se que possa haver uma disputa entre o atual presidente, William Miranda (União Brasil), e o ex-presidente da Casa Rodrigo Caldeira (Republicanos).

Promete ser voto por voto...


          Imagem ilustrativa da imagem Ciclo político no Palácio Anchieta acaba oficialmente hoje
Flávio Bolsonaro e Lula durante debate na Band |  Foto: Divulgação/Band

O eleitor capixaba vai às urnas hoje também para ajudar a decidir quem comandará o País pelos próximos quatro anos.

Por aqui, as militâncias do PL e do PT não economizaram esforços até o último minuto para tentar puxar votos para Flávio Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva.

Vai depender

A preço de hoje, a maioria dos deputados eleitos para a nova Assembleia tende a integrar a base política de Ricardo Ferraço, caso ele vença a disputa pelo governo. A maior parte foi eleita por partidos que já compõem a atual base governista.

Se Pazolini sair vencedor, porém, terá a minoria da Casa. Isso não significa, contudo, que parlamentares hoje alinhados a Ricardo não possam compor a base do republicano em um eventual governo.

Clima de despedida na Assembleia 

Deputados estaduais têm agradecido ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), pela gestão à frente da Casa. Ele foi eleito deputado federal e deixará o cargo.

Em sessão recente, Capitão Assumção (PL) desejou que Marcelo presida a Câmara e afirmou que ele fará falta.

“Vai ser difícil conduzir o processo para a Ales manter esse patamar que foi conquistado”, disse, sobre a sucessão.

Também tem isso...

É possível observar o resultado do pleito de hoje também por outra ótica. As urnas vão mostrar não somente os vencedores, mas também quem saiu perdedor desse processo.

Há muitos prefeitos e demais lideranças apostando todas as fichas em um dos dois candidatos.

A ver.

Outra curiosidade

Também há expectativa e incerteza em torno da composição do próximo governo. Independentemente de quem vencer a disputa, a previsão é de mudanças em diversas secretarias, inclusive criação ou diminuição no número de pastas.

Importante lembrar

O governador eleito hoje vai tomar posse na Assembleia Legislativa em 6 de janeiro de 2027.

Já os deputados estaduais serão empossados em 1º de fevereiro, assim como deputados federais e senadores.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

PLENÁRIO

Plenário, por Eduardo Maia

ACESSAR Mais sobre o autor
PLENÁRIO

Plenário,por Eduardo Maia

PLENÁRIO

Eduardo Maia

PÁGINA DO AUTOR

Plenário

Há mais de 55 anos, a tradicional coluna Plenário acompanha de perto os bastidores da política capixaba nas páginas de A Tribuna. Também presente no Tribuna Online, o espaço traz diariamente notícias, análises e informações exclusivas sobre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Com olhar atento, revela as costuras políticas que movimentam os quatro cantos do Espírito Santo.