Aulas com segredos da cozinha nesta semana no Cais das Artes
“Encontro das Chefs” reúne 22 aulas-show, feira de expositoras e atrações culturais de sexta-feira a domingo, com entrada gratuita
Um fim de semana com gastronomia de ponta, música, oficinas infantis e valorização do talento capixaba. De sexta-feira a domingo, o Cais das Artes, em Vitória, recebe o “Encontro das Chefs 2026”.
Com entrada gratuita, o evento reúne 22 aulas-show, feira de expositoras e atrações culturais sob o tema “Da terra à mesa”.
Pizzas premiadas, a tradicional torta capixaba e pães artesanais estão entre as receitas que serão ensinadas ao vivo durante a programação.
A chef da Jucá Padaria Artesanal, Luciana Jucá, é uma das convidadas e vai revelar os segredos do pão de aipim. Segundo ela, a proposta da aula-show é justamente desmistificar os mitos e processos do preparo do pão.
“O objetivo é levar conhecimento sobre a fermentação: explicar o que é uma fermentação natural e uma industrializada. Também o porquê de nos sentirmos mal com um pão e não com o outro. Além de desmistificar o motivo de, às vezes, o pão ser visto como o grande vilão da alimentação”, pontuou a chef.
As aulas também vão destacar a importância de resgatar e transformar insumos locais em produtos de padaria de alta qualidade para fortalecer a gastronomia capixaba. Luciana, que usa o aipim em suas receitas, reforça a relevância de valorizar a comunidade produtora.
“Eu compro o ingrediente semanalmente nas feiras de Jardim da Penha e Jardim Camburi, o que ajuda a fortalecer a economia local. Além disso, há o compromisso de trabalhar com insumos puros, trazendo cada ingrediente em sua essência para o produto”, disse.
A chef conclui detalhando que a compra agrega valor ao alimento e leva mais qualidade de vida para as pessoas através da nutrição.
A idealizadora do “Encontro das Chefs”, Érica Semião, destaca que a escolha do local reflete a essência da iniciativa, lembrando que a gastronomia também é uma manifestação cultural.
“O Cais das Artes respira cultura, assim como o nosso evento, que une gastronomia, música e arte. A programação conta com música ao vivo e estandes de vendas, além de buscar o fortalecimento do protagonismo feminino com capacitação, visibilidade e oportunidades de negócios”, ressalta.
Serviço
“Encontro das Chefs 2026 – Da terra à mesa”
Quando: De sexta-feira a domingo.
Horários: Sexta-feira, das 16h às 22h; sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 19h.
Onde: Cais das Artes, Vitória.
Entrada gratuita.
Sexta-feira
Das 16h30 às 20h: Aulas, oficinas e experiências com chefs.
programação musical
16h – DJ Larissa Tantan.
18h – Instituto Serenata D’Favela.
19h – Show com Elaine Augusta.
20h30 – DJ Larissa Tantan.
Sábado
Das 10h às 19h: Aulas, oficinas e experiências com chefs.
16h30 – Contação de História: “Histórias da Floresta e as Poções Mágicas”, com Crystal Enyly.
programação musical
10h – DJ Negana.
13h – Show com Caju.
15h – DJ Negana.
17h – Dança flamenca com Olé Trio.
18h30 – Show com Suindara.
20h – DJ Negana.
Domingo
Das 12h às 19h: Aulas, oficinas e experiências com chefs.
Programação musical
12h – DJ Negana.
15h – Dança flamenca com Sala Baila.
16h – Show musical com GPT – Girl Power Trio.
18h – DJ Negana
Obs.: Feira de Expositores durante todo o evento.
Fonte: Organização do evento.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários