Cidades do litoral do ES já se preparam para Réveillon e Carnaval
Municípios preparam shows, queima de fogos e trios elétricos para receber moradores e turistas durante a temporada
A virada do ano promete ser um dos grandes momentos da próxima temporada no litoral capixaba. Em diferentes municípios, já começam os preparativos das festas, shows e queimas de fogos para receber moradores e turistas.
Em Fundão, na Grande Vitória, a programação da virada terá shows nacionais e regionais, além de queima de fogos, de acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura.
Nos dias 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, as atrações vão se apresentar em Timbuí. Já nos dias 31, 1º e 2 de janeiro, os shows acontecem em Praia Grande.
Em Marataízes, no Sul do Espírito Santo, uma programação especial está sendo preparada para o Réveillon, com queima de fogos em pelo menos duas praias.
Além dos fogos, o público vai contar com shows e até atração nacional na virada, segundo a Secretaria de Turismo do município.
Em Itapemirim, o Réveillon terá queima de fogos em Itaipava, Itaoca e na sede do município, na região da Ponte da Vila. A prefeitura também prepara shows nacionais para a virada.
As atrações pagas também chegam em Guarapari. O Brava Beach Club tem programação no dia 31 de dezembro, a partir das 22 horas, com shows, open bar e open food.
Entre os artistas confirmados estão o cantor de axé Tomate, Thiago Martins com samba e pagode, o DJ Hitmaker e o duo de música eletrônica ETTA. Os ingressos estão à venda pela plataforma Zig.Tickets.
As expectativas das amigas e modelos Maria Vitória Bourguignon, de 17 anos, Yasminn Vieira, 20, e Dafni Maria Gomes, 20, estão altas para a programação de Guarapari.
“Minha família e eu costumamos acompanhar a queima de fogos em um barco aqui na Praia do Morro. Ano passado foi muito bom e esperamos que este ano seja melhor ainda”, afirma Maria Vitória.
Yasminn diz estar ansiosa pelo anúncio das atrações. “Pelos eventos que têm acontecido na cidade, acho que teremos algo maior neste Réveillon”, afirma.
Para Dafni, os shows estão entre os programas que não podem faltar durante o verão. “Esperamos apresentações ótimas esse ano e nós, com certeza iremos”.
Agito com trio elétrico todos os dias
O Carnaval, um dos períodos mais aguardados por quem escolhe o litoral capixaba para aproveitar a temporada, também promete movimentar o Espírito Santo.
Blocos, trios elétricos, marchinhas e shows ajudam a movimentar praias e balneários, atraindo moradores e turistas.
Em Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, a programação preparada inclui trio elétrico todos os dias, segundo o secretário municipal de Turismo Carlinhos Souza.
“Estamos preparando uma programação bem completa para atender os turistas que costumam vir para essa região. Vamos ter também blocos e o tradicional desfile da escola de samba”.
A festa também estará animada no município de Marataízes, destino já conhecido entre os turistas. O secretário municipal de Turismo Rodrigo Carvalho destaca que a cidade terá quatro dias de festa com trio elétrico.
“Assim que terminarem os shows nos fins de semana de janeiro, a gente já entra com tudo na programação de Carnaval”.
Segundo ele, a expectativa é manter Marataízes entre os destinos mais procurados do litoral Sul no período. O município costuma receber cerca de 150 mil pessoas em períodos de grande movimento, como Réveillon e Carnaval.
A movimentação acompanha um cenário em que o Espírito Santo vem ganhando força como destino durante a folia.
Dados do Observatório do Turismo, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), mostram que, no Carnaval de 2026, 12,47% dos turistas escolheram o destino devido aos eventos e festas locais.
Além disso, a pesquisa identificou a presença de foliões de 20 estados diferentes que viajaram para curtir a data no Espírito Santo.
Turistas já procuram por hotéis no litoral capixaba
Mesmo faltando pouco mais de três meses para o início do verão, a busca por reservas em hotéis nas cidades do litoral capixaba já começou. O movimento antecipa a expectativa para a alta temporada, quando praias, pousadas, bares e casas de shows costumam registrar aumento de visitantes.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES), Fernando Otávio Campos, diz que os estabelecimentos inclusive já estão reservados para o período do Réveillon.
“É interessante que, para o turismo, o verão já começa agora. Isso porque, considerando que os destinos são muito procurados, os viajantes começam a se planejar bem mais cedo”.
E antecipar a procura tem muitas vantagens. “Além dos preços serem mais interessantes, é possível garantir as melhores hospedagens”, adiciona o presidente.
Entre os turistas que já demonstram interesse estão visitantes de diferentes partes do País. Segundo Fernando Otávio, há procura de moradores de Goiás, Rio Grande do Sul e do Norte do Rio de Janeiro, além do próprio Espírito Santo.
“A procura vem de vários mercados emissores e mostra que o Estado tem conseguido atrair turistas de diferentes regiões”, afirma.
A expectativa para os lucros neste ano também estão altas. Os hotéis, por exemplo, têm investido em adequações e novidades para atender melhor os viajantes.
“No último ano, ficamos um pouco abaixo do que imaginávamos por uma série de fatores. Neste ano, esperamos recuperar o ritmo e a movimentação tem sido positiva”, conclui Fernando.
Perfil do turista
Verão 2026
- 86,36% informam que o motivo da viagem é Lazer/passeio
Idade:
- 41 a 50 anos: 29,8%
- 31 a 40 anos: 23%
- 57,2% eram de outros estados
- 4% escolheram o estado por conta de eventos, festas
- 15% ficou 3 dias no destino
- 10,93% ficaram em hotéis
- 30,8% vem uma vez por ano ao Espírito Santo
- R$ 3664,45 é o gasto médio do turista
- 98,7% recomendam o destino
Visitas ao Espírito Santo
- + 432 mil passageiros desembarcados de transporte aéreo no primeiro trimestre de 2026
- + 33,2% de passageiros rodoviários em transporte terrestre no primeiro trismestre de 2026
- 58,3% dos turistas no verão de 2026 eram de outros estados brasileiros
- Belo Horizonte é o município de origem da maioria, com 11,28% dos visitantes
- Visitantes estrangeiros representavam 0,9%. Entre países registrados estão França, Itália e Paraguai.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários