IBGE avança com concurso de 27 mil vagas e começa escolha da banca
Seleção será para recenseadores temporários e previsão é de que os aprovados comecem a ser convocados em março de 2027
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu mais um passo para realizar um novo processo seletivo com 27.279 vagas temporárias para recenseadores em todo o País.
O órgão abriu nesta sexta-feira (28) o procedimento para contratar a instituição que ficará responsável pela organização da seleção. As propostas começaram a ser recebidas às 9 horas e poderão ser apresentadas até as 8 horas da próxima quarta-feira (2).
A contratação consta do Aviso de Contratação Direta nº 274/2026, publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). A previsão é de que os candidatos aprovados comecem a ser convocados a partir de março de 2027.
Quatro bancas estão cotadas
Entre as instituições consultadas para a organização do processo seletivo estão quatro bancas conhecidas dos candidatos a concursos públicos:
- Cebraspe;
- Fundação Cesgranrio;
- Fundação Getulio Vargas (FGV);
- Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
Com a conclusão dessa etapa, o IBGE poderá avançar na preparação e publicação do edital. A expectativa é de que o documento seja divulgado até outubro deste ano.
O novo processo seletivo será destinado especificamente à contratação de recenseadores. Ele é diferente das seleções do IBGE que já estão em andamento para outras funções relacionadas ao Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola.
Seleção terá 27.279 vagas
A previsão é de 27.279 oportunidades para recenseadores em caráter temporário.
Uma das principais mudanças previstas está na escolaridade. A nova seleção deverá exigir ensino médio completo para a função. Em seleções anteriores para recenseador, era admitida escolaridade de nível fundamental.
A alteração está relacionada à maior complexidade das atividades previstas para o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola.
A distribuição das vagas pelos estados e municípios ainda deverá ser detalhada no edital.
Remuneração terá parcela fixa
Outra novidade prevista é uma mudança na forma de remuneração.
A seleção deverá estabelecer uma parcela fixa, acrescida de uma parte variável vinculada à produtividade do recenseador. O valor da remuneração fixa ainda não foi divulgado.
Também estão previstos benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio-creche, além de 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado.
Prova terá 60 questões
O planejamento da seleção prevê prova objetiva com 60 questões e duração de quatro horas. A aplicação deverá ocorrer em um domingo.
Os conteúdos que serão cobrados, critérios de classificação, valor da taxa de inscrição e demais regras serão apresentados posteriormente no edital.
O recenseador atua diretamente na coleta das informações utilizadas pelo IBGE em seus levantamentos estatísticos. Entre as atribuições estão realizar entrevistas, utilizar equipamentos de coleta, participar de treinamentos e preservar o sigilo das informações fornecidas pelos entrevistados.
Com o novo procedimento aberto nesta sexta-feira, a escolha da banca passa a ser uma das etapas decisivas para a publicação do edital das mais de 27 mil vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários