Bodyboarding: Mãe e filha representam o ES nas ondas do Paraná
Neymara Carvalho e Luna Hardman representam o Espírito Santo na terceira etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding
A terceira etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding 2026 começou onde, no Balneário Ipanema, em Pontal do Paraná (PR), e contará com a participação das capixabas Neymara Carvalho e Luna Hardman. A competição, batizada de Paraná Bodyboarding Pro 2026, segue até este domingo (19) e terá mãe e filha representando o Espírito Santo na categoria Profissional Feminina.
Aos 20 anos, Luna Hardman chega embalada pelos bons resultados conquistados nesta temporada. Depois de terminar na terceira colocação na abertura do circuito, realizada no Ceará, em março, a bicampeã mundial Pro Junior alcançou o vice-campeonato na etapa de Itacoatiara, em Niterói (RJ), em junho.
Desde o ano passado competindo apenas entre as profissionais, ela busca manter a regularidade para disputar o título nacional, cuja decisão acontecerá em novembro, em Búzios (RJ).
“Muito animada para competir nessa terceira etapa do Brasileiro. Estou bem no ranking e quero conseguir uma boa colocação aqui para ir para a última etapa em busca do título", destaca Luna, atual terceira colocada no ranking brasileiro”, disse.
“É uma disputa muito especial. Só tinha vindo uma vez e fui campeã, minha primeira vitória no Circuito Brasileiro Profissional, em 2023. Uma onda que gosto bastante, potente mas ao mesmo tempo com linha de onda, em que me identifico. Focada para mostrar o que venho treinando e vamos com tudo", completou a capixaba.
Já Neymara Carvalho, de 50 anos, retorna ao Circuito Brasileiro disputando todas as etapas da temporada. Pentacampeã mundial e um dos maiores nomes da história do bodyboarding, a atleta ocupa atualmente a 11ª posição no ranking nacional e também utiliza o circuito como preparação para os desafios internacionais que terá pela frente.
“Muito feliz em disputar o circuito na íntegra agora em 2026, voltando após alguns anos. As condições do mar estão boas e quero poder apresentar um bom nível para buscar a vitória”, afirmou a pentacampeã, 11ª colocada no ranking.
“Estou de volta este ano, participando das etapas, continuando na ativa, competitivamente, e me preparando para o Circuito Mundial, em que vamos ter uma sequência de grandes eventos a partir de agosto, um atrás do outro”, concluiu Neymara.
Wahine já tem data marcada
O Espírito Santo será novamente palco da principal competição do bodyboarding feminino mundial. Entre os dias 10 e 20 de setembro, a Praia do Solemar, em Jacaraípe, na Serra, receberá o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2026, que mais uma vez fechará a temporada do Circuito Mundial Feminino da modalidade.
A etapa será a última da IBC World Tour feminina, que também terá provas nas Maldivas e em Portugal. A expectativa é reunir algumas das melhores atletas do mundo nas categorias Profissional, Pro Junior e Master, em uma disputa que definirá as campeãs da temporada.
Depois da repercussão positiva da edição de 2025 — quando a capixaba Luna Hardman venceu a etapa disputada em casa e a austríaca Alexandra Rinder garantiu o título mundial —, os organizadores já iniciaram os preparativos para mais uma edição do campeonato.
“A expectativa é realizar mais uma grande edição, fortalecendo o Espírito Santo como referência mundial do bodyboarding feminino e proporcionando uma experiência especial para atletas e público”, destaca Neymara Carvalho, idealizadora, organizadora e competidora do evento.
Mais do que as disputas no mar, o Wahine Bodyboarding Pro se firmou como uma iniciativa voltada à valorização do esporte feminino, à inclusão e à promoção da sustentabilidade. O campeonato também reforça a posição do Espírito Santo como um dos principais polos internacionais da modalidade.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários