Intercâmbio Sedu 2026: governador anuncia destinos dos 500 estudantes selecionados
Estudantes da Rede Estadual irão para Argentina, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda; governo promete ampliar vagas no próximo ano
Estudantes da Rede Estadual selecionados para o Programa Intercâmbio Estudantil da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) 2026 terão como destino Argentina, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e República da Irlanda. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (25), com a participação do governador Ricardo Ferraço.
Ao todo, 500 estudantes serão beneficiados com curso intensivo de idiomas no exterior e vivências acadêmicas, culturais e cidadãs. A iniciativa integra a política educacional do Espírito Santo para ampliar oportunidades na Rede Estadual.
Governador anuncia ampliação de vagas e novos destinos
Durante a cerimônia, o governador destacou o avanço da educação pública e revelou a meta de expansão do programa no próximo ano, com mais vagas e países. A estimativa é de que mil alunos sejam contemplados pelo programa na próxima etapa.
"O Intercâmbio Sedu é resultado de todo o trabalho que estamos realizando para fortalecer a qualidade da educação pública capixaba. Hoje, o Espírito Santo é referência nacional no Ensino Médio, fruto de uma construção que começou há muitos anos e que segue avançando. Nesta edição, estamos levando 500 estudantes para o exterior e já anunciamos um novo passo: no próximo ano, serão mil alunos beneficiados, além da inclusão de novos destinos, como Espanha e Austrália."
Segundo o governador, a proposta é acelerar a internacionalização das experiências dos estudantes, com a possível inclusão de Espanha e Austrália.
CEIs impulsionam proficiência e acesso ao intercâmbio
A secretária de Estado da Educação, Andréa Guzzo, ressaltou o papel dos 51 Centros Estaduais de Idiomas (CEIs), presentes em todas as regiões, que ofertam gratuitamente cursos de Inglês e Espanhol à Rede Estadual.
"O Intercâmbio Sedu demonstra o compromisso do Governo do Estado com uma educação pública de qualidade, capaz de ampliar horizontes e criar oportunidades concretas para os nossos estudantes. Essa experiência vai muito além do aprendizado de um novo idioma. Ela contribui para a formação de jovens mais preparados, autônomos e confiantes para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais conectado. Cada estudante selecionado representa o talento, a dedicação e o potencial da juventude capixaba"
Transformações na vida dos estudantes
A egressa da Rede Pública e ex-intercambista Bárbara Correia Alves relatou como a vivência no exterior impactou sua trajetória acadêmica e pessoal.
"O Intercâmbio Sedu mudou a forma como eu vejo o mundo e o meu próprio potencial. Foi uma oportunidade que me ensinou a acreditar mais em mim, a enfrentar desafios com coragem e a valorizar cada momento de aprendizado. Levo comigo memórias, amizades e ensinamentos que vão me acompanhar por toda a vida"
Representando os selecionados para 2026, Ellyson Oliveira Pereira de Melo descreveu a conquista e a expectativa pela experiência internacional.
"Receber a notícia de que fui selecionado para o Intercâmbio Sedu foi um momento de muita alegria e gratidão. Essa oportunidade representa a chance de aprender, conhecer novas culturas e acreditar que podemos ir cada vez mais longe. Estou ansioso para viver essa experiência e voltar com novos conhecimentos, aprendizados e histórias para compartilhar"
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários