Cariacica investe R$ 50 milhões em escolas e infraestrutura de ruas
Cidade anunciou 2 novas escolas, reformas e ampliação da rede, além de drenagem e pavimentação em 25 ruas, com cerca de R$ 50 milhões.
Cariacica vai ganhar duas novas escolas, ampliar e reformar outras unidades de ensino e receber obras de drenagem e pavimentação em 25 ruas. Os anúncios ocorreram pouco antes do desfile cívico-militar que marcou os 136 anos de emancipação política do município.
Os investimentos são frutos de convênios entre o governo do Estado e a Prefeitura de Cariacica e somam cerca de R$ 50 milhões.
Anúncio durante solenidade e falas de autoridades
Durante a solenidade, o prefeito Euclério Sampaio afirmou que a cidade vive um momento de transformação e que avançou de forma significativa nos últimos anos.
“Cariacica avançou 50 anos em cinco. O que não foi feito no passado está sendo feito. Fizemos muito, mas tem muito mais para ser feito. Cariacica e o Espírito Santo não podem parar”
A secretária municipal de Educação, Luzian Belisario, disse que as obras devem ampliar a capacidade de atendimento da rede de ensino.
“Essas obras vão ampliar o número de matrículas e permitir que atendamos os nossos estudantes com mais dignidade. São duas novas grandes escolas em locais estratégicos. Isso faz com que possamos oferecer uma educação com mais qualidade e equidade para todos os alunos de Cariacica”
O governador Ricardo Ferraço destacou a parceria entre Estado e município e citou o impacto dos investimentos na educação e na infraestrutura. “Hoje mesmo estamos assinando cooperações e convênios da ordem de R$ 50 milhões para que possamos dar novos passos na direção de edificar um sistema público de educação de primeira qualidade aqui em Cariacica. Da mesma forma, estamos avançando na infraestrutura, na macrodrenagem e na pavimentação de diversas ruas”, disse.
Renato Casagrande, ex-governador do Estado, também comentou a parceria. “Foi uma parceria que transformou Cariacica, mostrando que, quando temos um governo estadual organizado, um governo municipal organizado e pontes construídas entre as instituições, conseguimos transformar, de fato, a vida das pessoas”.
Educação: reformas, ampliações e novas unidades
Na área da educação, o governo do Estado formalizou investimentos superiores a R$ 36,5 milhões para fortalecer a rede municipal de ensino.
Entre as ações está a assinatura do convênio para conclusão da reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rosa Maria Reis. A obra prevê modernização completa, com implantação de 15 salas de aula climatizadas, laboratório de Ciências, biblioteca, auditório, espaços para atendimento especializado, reconstrução da quadra poliesportiva e adequações de acessibilidade.
Também foram autorizados repasses do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Espírito Santo (Funpaes) para a construção da EMEF Virgílio Francisco Schwab, da nova sede da EMEF João Pedro da Cruz e para a reforma da EMEF Valdeci Alves Baier.
Infraestrutura: drenagem, pavimentação e obras já em execução
Na infraestrutura, estão previstas obras de drenagem e pavimentação em 25 ruas dos bairros Piranema e Novo Horizonte.
Além dos novos convênios assinados, o município comemora o andamento de obras estruturantes já em execução, incluindo a construção de dois viadutos e um mergulhão no Trevo de Alto Lage, na avenida Mário Gurgel, a reabilitação e revitalização da rodovia Governador José Sette, o Binário do Moxuara, a implantação da quinta faixa de rolamento na Segunda Ponte e o Corredor Expresso de Jardim América a Vila Velha.
Fonte: Governo do Estado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários