Capixaba que estava preso na Bolívia devido a protestos chega ao ES
Após quatro dias na estrada, casal retorna ao Espírito Santo; bloqueios nas rodovias da Bolívia e vistos quase inviabilizaram a volta
Depois de quatro dias de viagem, o empresário capixaba Rafael Melo Darrouy, 40 anos, e a namorada, que não quis se identificar, chegaram ao Espírito Santo no domingo (21). Eles estavam na Bolívia desde o dia 26 de março e não conseguiam sair devido aos protestos que bloquearam rodovias e fronteiras.
Bloqueios, visto e perda do pai dificultaram retorno
O empresário contou que enfrentou diversos desafios para sair das terras bolivianas. Além de problemas para estocar combustível, cujo o limite permitido para armazenamento era de apenas cinco litros, Rafael Darrouy disse que também teve dificuldades no trajeto para casa.
"Teve um momento que a gente se deparou com um lamaçal, foi um pouco antes do pneu furar. E aí era passar ou passar, não tinha como dar ré porque não tinha outro caminho. A gente acelerou, passou o mais rápido possível para o carro não atolar e nesse momento a gente rasgou o pneu do carro", disse o empresário.
O casal pretendia permanecer na Bolívia por 40 dias para descansar de uma viagem terrestre pela América do Sul. Porém, a escalada dos protestos levou ao bloqueio das principais rodovias do país, prolongando a estadia.
Com a incerteza da saída, Rafael também enfrentou a proximidade do fim do visto de turismo, que vence em 24 de junho, além do prazo do documento que autorizava a circulação do veículo que ele usou para viajar no país. Ainda durante esse período, ele perdeu o pai e não conseguiu ir ao velório por causa do bloqueio das fronteiras.
Apesar das dificuldades, o capixaba afirma que seguirá viajando por terra.
"Eu pretendo voltar. Enfim, seguir viagem. Talvez, passando pelo Chile, pelo Peru, contornando a Bolívia. Acho que vou dar um tempinho da Bolívia. Pretendo voltar a Bolívia, mas vou dar um tempinho.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários