Suape Energia conclui implantação de primeiro motor térmico movido a etanol
Iniciativa desenvolvida em Pernambuco visa à descarbonização do setor elétrico
A Suape Energia realizou, nesta quinta-feira (28), no Complexo Industrial Portuário de Pernambuco, a cerimônia de finalização da implantação do Projeto Etanol. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Wärtsilä Energy, marca o desenvolvimento do primeiro motor do mundo voltado à geração térmica de energia movido quase exclusivamente a etanol. O projeto tem como objetivo atuar na transição energética e na descarbonização do setor elétrico brasileiro.
O evento contou com a participação de autoridades públicas, integrantes do Governo de Pernambuco, representantes do Porto de Suape, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do setor sucroalcooleiro e executivos do setor elétrico. Com a conclusão da infraestrutura, a iniciativa avança para a fase operacional, na qual a tecnologia será testada e validada em ambiente real.
“Nosso objetivo agora é realizar os testes, validar a geração de energia com ele, demonstrar sua viabilidade econômico-financeira e trabalhar pela sua consolidação como uma solução estratégica”, afirmou o diretor-técnico da Suape Energia, José Faustino Cândido.
IMPACTOS ECONÔMICOS
A proposta do projeto baseia-se na integração entre os setores elétrico e sucroenergético, aproveitando a cadeia produtiva da cana-de-açúcar para a produção de energia limpa e flexível. De acordo com os idealizadores, o uso do etanol em termelétricas pode abrir novas frentes de desenvolvimento regional e industrial.
O diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, destacou o impacto do projeto para o estado: “O desenvolvimento do primeiro motor do mundo movido quase exclusivamente a etanol para geração termelétrica reforça o papel do Complexo de Suape na construção de soluções energéticas mais limpas e sustentáveis. A iniciativa fortalece o nosso hub de transição energética.”
Para a diretora-administrativa e representante da Petrobras (acionista minoritária), Giane Ferreira Moreira, a logística e a produção do combustível já estão consolidadas no país. Segundo a executiva, o desafio atual concentra-se em "tornar cada vez mais conhecidas as vantagens da geração elétrica a etanol como uma energia limpa, estável, de baixo impacto ambiental".
A responsável pelo projeto, Energética Suape II S.A., é uma sociedade de propósito específico que opera a UTE Suape II. A usina é atualmente a maior termelétrica a óleo combustível do Brasil, com capacidade instalada de 381,2 MW, e atua na manutenção da estabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Comentários