Duelo bilionário entre Flamengo e Palmeiras neste sábado
Times voltam a se enfrentar em confronto direto pelo topo da tabela e embalados pelos altos investimentos no elenco
A reta final de primeiro turno do Brasileirão traz o primeiro jogo daquele que vem sendo, ano a ano, um confronto decisivo. Campeões de sete das últimas dez edições, Flamengo e Palmeiras se enfrentam neste sábado (23), às 21h, no Maracanã, pela 17ª rodada, separados, entre vice-liderança e liderança, respectivamente, por quatro pontos (com um jogo a menos para o Fla).
À frente dos concorrentes em termos financeiros e esportivos, rubro-negro e alviverde compartilham histórias parecidas nesta temporada, de investimentos pesados em velhos conhecidos do futebol brasileiro que se adaptam a novos papeis: Lucas Paquetá e Jhon Arias.
Dois meias ou atacantes multifuncionais em seus setores, um convocado para a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira e outro na pré-lista da seleção colombiana, a dupla se ajusta a propostas muito diferentes dos contextos em que vinham atuando, ambos em luta contra o rebaixamento no Campeonato Inglês.
No West Ham, Paquetá atuou em quase todas as funções possíveis no meio-campo: segundo volante, meia aberto pela direita, meia centralizado e até como atacante. Todas num time que priorizava a organização defensiva.
Na volta ao Flamengo, clube que o revelou e que pagou R$ 260 milhões para tirá-lo do futebol inglês, o melhor desempenho tem sido como segundo volante. Mas a concorrência na posição é bem mais alta. No meio defensivo, o rubro-negro dispõe de nomes como Pulgar e Jorginho, titulares absolutos, além de Evertton Araújo e Saúl. Pulgar, que vem sendo substituído por Evertton como primeiro volante, deve estar à disposição do técnico Leonardo Jardim amanhã, recuperado de uma lesão no ombro direito. O rubro-negro ainda tem as ausências de Danilo (suspenso) e Cebolinha (lesionado) e um possível retorno de Gonzalo Plata.
De La Cruz, outra opção pelo meio, tem atuado mais à frente, o que tem sido, por vezes, uma solução para acomodar Paquetá e qualificar o último passe - e que deve acontecer neste sábado. O jogador de 28 anos, que soma 7 gols em 23 jogos nesta volta ao clube, já atuou centralizado e aberto pela direita quando encosta no ataque.
Mas há uma diferença fundamental do papel que exercia no West Ham: enquanto o clube londrino era o segundo que menos tinha a bola no Inglês, o Flamengo é o terceiro com mais posse no Brasileirão, ainda que seja um time de transição rápida. O que exige do meia mais influência no jogo.
O Flamengo conta com o histórico de nove anos sem perder para o Palmeiras no Brasileirão para encostar de vez na ponta.
No Palmeiras, Arias vem tentando se encaixar num time que joga num ritmo acima do Fluminense, sua última experiência no Brasil. Se no tricolor tinha mais tempo de ação e reação para arrastar a marcação e dar o último passe ou tentar a finalização, o estilo de jogo de construção acelerada do alviverde o obriga a tomar decisões mais rápidas.
Contratado por R$ 155 milhões após uma passagem apagada no rebaixado Wolverhampton, o colombiano de 28 anos também mudou a faixa do campo em que atuava. Passou da direita para a esquerda do campo, com o pé trocado, enquanto o jovem Allan faz o outro lado. Ainda joga aberto, entre a função de meia-atacante e ponta.
Comentários