Moradores declaram paixão por Vila Velha
Cidade mais antiga do Espírito Santo está em festa e recebe o carinho de quem escolheu o município para viver e empreender
Vila Velha comemora hoje 491 anos, data em que também é celebrado o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense.
A cidade mais antiga do Estado, além de guardar riquezas naturais, também tem histórias de paixão pelo território canela-verde.
O médico cirurgião geral Dayan Kirmse Mazolini mora em Vila Velha há 11 anos. Natural de Colatina, ele veio até o município para estudar. Hoje, afirma que não pensa mais em deixar a cidade.
“Vim para Vila Velha com o sonho de me tornar médico. Me formei, casei com minha esposa Karen, e foi aqui que minha filha Laura, de 3 anos, nasceu. Hoje, quero desenvolver minha família aqui, e manter raízes profundas no solo canela-verde”, afirmou.
O fato da cidade abrigar o maior símbolo religioso do Estado e um dos maiores do País, o Convento da Penha, também influenciou a escolha do médico.
“Vila Velha tem um significado muito importante para mim, principalmente pela fé e devoção que tenho por Nossa Senhora”, declara Mazolini.
E se tem gente que encontrou em Vila Velha um porto seguro, tem também quem aprendeu a surfar as ondas da vida na cidade, para depois conquistar o mundo.
A atleta de bodyboarding Bianca Simões, de 20 anos, e moradora do bairro Praia de Itaparica, surfa desde a infância, e já participou de circuitos mundiais do esporte.
“Eu surfo desde os 11 anos, e as praias de Vila Velha fizeram eu me apaixonar pelo bodyboarding. É um paraíso para o esporte. Foi aprendendo com as ondas aqui que pude viajar para o Havaí, as Maldivas, o Peru e a França, para competir no circuito mundial”, contou.
Apesar de rodar o mundo, a atleta afirma que Vila Velha tem as praias mais encantadoras que já viu.
“Temos a Praia Secreta, também a do Bananal, além de várias outras. Eu já fui para muitas praias pelo mundo, mas as de Vila Velha são as que mais me encantam”, declarou.
Além das belezas naturais, a cidade canela-verde é referência cultural, com expressões como o congo, grupos artísticos consagrados como a Banda Casaca, e também novos, como Maré Tardia, banda de surf punk.
Vocalista e guitarrista da Maré Tardia, Bruno Lozorio, de 29 anos, morador da Praia da Costa, destaca a cena cultural do município. “Vila Velha tem muito evento bom, muitas bandas novas surgindo. São joias culturais preciosas que só aqui se encontram”, disse.
História de amor
Itália na Prainha
A história de um amor sem fronteiras começou há 18 anos para Isabel de Lima e Stefano Di Mauro. A advogada conheceu o marido, natural de Nápoles, Itália, em Vila Velha.
“Namoramos a distância, depois me mudei para lá. Casamos e tivemos nossos filhos, Luna e Sebastian. Em julho do ano passado, voltamos para o Brasil, e abrimos nosso restaurante para trazer a cultura italiana para a Prainha. Amo Vila Velha, estar aqui de novo é como renascer”, disse.
Devoção
Dayan Mazolini, médico
“Vila Velha tem um significado muito importante para mim, principalmente pela fé e devoção que tenho por Nossa Senhora.
A minha trajetória se firmou em Vila Velha, sobretudo pelo Convento da Penha. Aqui é a terra da minha esposa, e isso torna a cidade ainda mais simbólica para mim.”
Coração
Rowenna Coimbra, influenciadora
“Moro no mesmo lugar desde que nasci. Não foi uma escolha minha, Vila Velha foi quem me escolheu. Sempre visito Vitória, Cariacica e Serra, mas meu coração foi conquistado pelo território canela-verde. Quero morar em Vila Velha pelo resto da vida, sem dúvidas.”
Pertencimento
Leonardo Carlos, empresário e confeiteiro
“Tivemos muito acolhimento dos moradores de Vila Velha quando a Doceria do Leo estava começando. Minha relação com Vila Velha é de pertencimento e batalha. Hoje, nós, moradores, temos amparo da cidade, e isso facilita e melhora a nossa vida.”
Paisagens
Bianca Simões, atleta
“ Vila Velha, além de ser uma cidade histórica, tem muitas belezas naturais.
Podemos aproveitar muitas praias lindas, e também paisagens deslumbrantes, como a vista do Morro do Moreno.
São riquezas naturais que, para mim, não existem iguais em nenhum outro lugar do mundo.”
Aura diferente
Bruno Lozorio, músico
“A cidade canela-verde tem uma aura diferente.
Quando volto para casa depois de uma viagem, penso em como é bom estar de volta, e ter uma praia como meu quintal.
Vila Velha é descolada, é estilosa, é bonita. Aqui é a terra em que você sempre conhece algo novo e surpreendente.”
Vila Velha em números
População e território
467.722 moradores
- 210 km de área territorial
- 2.224,86 habitantes/km
- 97,87% de escolarização
- 92 bairros distribuídos em cinco regiões administrativas
Empreendedorismo
155.502 pessoas ocupando postos em trabalho formal
- 90.314 empresas em atividade
- 1.409 de comércio varejista
- 1.083 de promoção de vendas
- 812 restaurantes
- 807 escritórios
- 747 lanchonetes
- 708 cabeleireiros
- 664 instituições financeiras
Arrecadação
- R$ 739.070.282,72 foi o valor arrecadado pelo município, no exercício de 2025, através de impostos (IPTU, IRRF, ISSQN, ITIBI)
- R$ 2.329.267.742,39 foi o total de receitas brutas arrecadadas em 2024.
Turismo
- 142 atrativos turísticos, culturais, naturais, náuticos, parques naturais, obras de arte, dentre outros
- 12 metros de altura é o tamanho do Farol de Santa Luzia, localizado na Praia da Costa, e que atinge 15 milhas marítimas.
- 1535 foi o ano de construção do monumento mais antigo de Vila Velha: a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários