Nível elevado da Barragem de Carpina provoca interdição da Ponte do Cumbe na PE-50
Medida preventiva visa segurança de motoristas após reservatório atingir cota crítica; rotas alternativas são sugeridas pelo DER
Siga o Tribuna Online no Google
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) oficializou, às 19h desta terça-feira (12), a interdição provisória da Ponte do Cumbe, equipamento viário da rodovia PE-50 que estabelece a ligação entre os municípios de Limoeiro e Feira Nova. A decisão atende a uma solicitação direta da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, após o monitoramento técnico da Barragem de Lagoa do Carro, também conhecida como Barragem de Carpina, apontar que o reservatório atingiu a marca de 109,81 metros na tarde desta terça-feira (12).
A interrupção do trânsito na ponte é uma estratégia de precaução, segundo o govverno do Estado, uma vez que o protocolo de cheias estabelecido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê o risco iminente de inundação da estrutura sobre o Rio Cotunguba caso o volume alcance a cota de 110 metros.
ROTA ALTERNATIVA
Para reduzir os transtornos e garantir a integridade física de pedestres e condutores, o DER está coordenando o bloqueio da via e orienta que a população utilize rotas alternativas, como as rodovias PE-053 e PE-090, para realizar o deslocamento na região.
Enquanto a interdição permanecer, uma força-tarefa composta pela Secretaria de Recursos Hídricos, Apac e Compesa manterá o monitoramento do nível da barragem e das previsões meteorológicas com atualizações de hora em hora. As autoridades reforçam que a liberação do tráfego na Ponte do Cumbe ocorrerá tão logo o cenário de risco seja revertido e a segurança estrutural da via seja plenamente restabelecida.
Comentários