Ricardo Ferraço assume governo nesta quinta e marca reunião com secretários
Ele assume como governador e fará, às 7h de sábado, reunião com os responsáveis pelas áreas da Saúde, Educação e Segurança
Siga o Tribuna Online no Google
Após sete anos e três meses no comando do Estado, Renato Casagrande inicia, a partir de desta quinta-feira (2), um novo ciclo, deixando o bastão nas mãos de Ricardo Ferraço, que à tarde será empossado governador e já tem agenda marcada para sábado com três secretários.
A Assembleia admitiu ontem a carta de renúncia enviada por Casagrande. Nela, datada de segunda, o chefe do Executivo estadual comunicou que deixará o Palácio Anchieta “para assegurar a possibilidade de concorrer a outro cargo público nas eleições” em outubro. Ele disputará uma vaga no Senado.
Na primeira reunião administrativa, Ricardo se reunirá com os secretários da Segurança Pública, Leonardo Damasceno; da Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, conhecido como Kim Barbosa; e da Educação, Andréa Guzzo. O encontro de sábado está marcado para a partir das 7h, no Palácio Anchieta.
Nesta quarta-feira (31), antes do início do evento de despedida de Casagrande, realizado no gramado do estádio Kleber Andrade, em Cariacica — que reuniu cerca de 6 mil pessoas, segundo o governo —, Ricardo Ferraço disse à reportagem de A Tribuna que está preparado.
“Estou pronto, preparado, animado, motivado, com muita paz no coração e uma determinação inabalável de dar continuidade ao trabalho do governador Casagrande, mantendo o nosso Estado nesse rumo, nesse ritmo, com muitas realizações. O Espírito Santo vive uma fase diferenciada na sua história. É só olhar para o lado e ver os outros estados, onde eles estão e onde nós estamos. Olha para o Rio de Janeiro e olha para o Espírito Santo”.
Já em discurso, Ricardo afirmou, dirigindo-se a Casagrande, que “com a gente não tem esse negócio de manda quem pode e obedece quem tem juízo, mas tem, sim, uma construção coletiva feita de baixo para cima, com muita crença, com muita confiança”.
“Tenho compromisso de manter a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, a transparência, a moralidade, a integridade, a responsabilidade fiscal. Mas, assim como foi para você, será para mim, governador Casagrande: responsabilidade fiscal não pode ser fim; tem de ser meio para que possamos continuar fazendo os investimentos que os capixabas precisam”, frisou.
Mudanças nas pastas
Com a troca de governo, novos nomes foram alçados ao posto de secretário para o período em que o atual vice-governo Ricardo Ferraço estará à frente do governo do Estado, até a realização das eleições.
A nomeação dos secretários, no entanto, ainda não está completa. Novos nomes podem ser anunciados nos próximos dias.
A saída de secretários que ocupavam o cargo durante a gestão de Renato Casagrande se deve à disputa eleitoral deste ano. Eles irão concorrer a cargos no Legislativo estadual e federal, conforme anúncios realizados por eles em redes sociais e eventos públicos.
O prazo para que candidatos nas eleições deste ano deixem cargos na administração pública é até o dia 4 de abril (próximo sábado). Até a data, portanto, devem ocorrer as nomeações dos novos secretários.
A nova equipe
- Agricultura
O engenheiro civil e ex-auditor do Estado Carlos Tesch é quem assume no lugar do engenheiro agrônomo e professor Enio Bergoli.
- Saúde
O enfermeiro e gestor público Gleikson (Kim) Barbosa dos Santos assume a pasta no lugar do economista e professor Tyago Hoffmann.
- Educação
A pedagoga e atual subsecretária de Educação Básica e Profissional, Andréa Guzzo Pereira, passa a ser a secretária da pasta, substituindo o professor e doutor em Ciências Sociais Vitor de Angelo.
- Departamento de estradas de rodagem (DER)
O diretor de Administração e Finanças do órgão, Edmar Fraga, vai assumir como secretário no lugar do produtor José Eustáquio de Freitas.
- Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social
A assistente social Fernanda Mota passa a ocupar o cargo de secretária da pasta no lugar da administradora Cyntia Grillo.
- Mulheres
A psicóloga efetiva do Estado, pós-graduada em Políticas Sociais e Gestão da Segurança Pública, Fabiana Malheiros, assume o cargo de secretária da pasta, substituindo Jacqueline Moraes.
Fonte: Governo do Estado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários