X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • Cheguei Chegando
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 25°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 29°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • VOZ DO CAFÉ
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • FUTEBOL
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • AGENDA CULTURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 29°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • CAÇADORES DE DESTINOS
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Educação

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Meeting Tribuna de Educação: guia mostra oportunidades de intercâmbio e estágio

Material para alunos da rede pública reúne também informações sobre Centro Estadual de Idiomas, Pré-Enem e Programa Qualificar ES

Eliane Proscholdt
Eliane Proscholdt
01/04/2026 - 8:00
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem Meeting Tribuna de Educação: guia mostra oportunidades de intercâmbio e estágio
Ex-secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, durante o Meeting Tribuna de Educação |  Foto: Leone Iglesias/AT

Ao colocar o “Projeto de Vida” no centro do debate, o Meeting Tribuna de Educação, realizado na última quarta-feira, foi além da reflexão teórica e mostrou como o tema se traduz, na prática, no cotidiano dos estudantes.

Durante o evento, o ex-secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que os estudantes da rede estadual têm acesso a diversas iniciativas que contribuem diretamente para a construção de seus caminhos, organizadas inclusive no chamado “Guia de Oportunidades para o Estudante do Ensino Médio Capixaba”.

O material reúne informações sobre diversas oportunidades, como o Programa de Estágio da Sedu, Centro Estadual de Idiomas (CEI), Intercâmbio Jovens Embaixadores, Pré-Enem, Programa Qualificar ES, além de informações sobre o ingresso no ensino superior e oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional.

Durante o Meeting, o secretário reforçou essa perspectiva para cerca de 600 profissionais da educação ao afirmar que a rede estadual oferece hoje “um mundo de oportunidades”, ressaltando que o contato com essas experiências é fundamental para que os estudantes possam testar caminhos e fazer escolhas mais conscientes.

O material está disponível em formato PDF no site da Secretaria de Estado da Educação. Ele pode ser consultado no site https://sedu.es.gov.br/GrupodeArquivos/guia-de-oportunidades.

Para Vitor de Angelo, o “Guia de Oportunidades” conecta teoria e prática, incentivando o protagonismo dos estudantes na construção de seus caminhos.

Lenise Loureiro, diretora comercial da Rede Tribuna, ressalta que o Guia de Oportunidades é uma fonte de consulta riquíssima e encanta pela diversidade de conteúdos para estudantes do ensino médio.

“É uma demonstração do gigante trabalho feito pelos educadores do Estado do Espírito Santo colocado à disposição dos alunos para aproximá-los de suas vocações e interesses. Em uma fase acadêmica que pressiona por decisões, o estudante encontra um mundo de possibilidades para que ele possa desenvolver sua excelência, decidir com mais segurança e se realizar pessoal e profissionalmente”, destacou.

Alguns exemplos

Intercâmbio

Em 2026, o programa de intercâmbio oferecerá 500 vagas com custeio integral para alunos dos Centros Estaduais de Idiomas. Com o objetivo de aprofundar a fluência em língua estrangeira, os estudantes poderão ser selecionados para vivências na Argentina, no Canadá, nos Estados Unidos, na Inglaterra ou na Irlanda, cujos destinos estão sujeitos a alterações conforme a necessidade da Secretaria da Educação.

Os benefícios incluem

Emissão de passaportes e de vistos, passagens aéreas, acomodação em casa de famílias anfitriãs, ajuda de custo de US$ 1.600 dólares (cerca de R$ 8.450), divididos em 4 parcelas, seguro-saúde, transporte no exterior e curso de língua estrangeira.

Quem pode participar?

Estudantes do nível Básico (A2) dos cursos de Inglês e Espanhol dos Centro Estaduais de Idiomas.

Em média, o intercâmbio dura três meses no exterior.

As inscrições acontecem uma vez por ano, entre os meses de fevereiro e de março, por meio de edital.

Programa de Estágio

Podem participar estudantes que estejam regularmente matriculados no ensino médio e frequentando a escola; tenham, no mínimo, 16 anos completos. O estágio é remunerado.

A carga horária e o turno do estágio devem ser adequados ao horário da escola: máximo de até 4 horas diárias e 20 horas semanais (incluindo o horário de intervalo) para estudantes público foco da educação especial. Até 6 horas diárias e 30 horas semanais (incluindo o horário de intervalo) para alunos do ensino médio.

Onde encontrar as opções de estágio disponíveis?

Nos órgãos públicos estaduais, por meio do Programa Jovens Valores; nas empresas privadas, por meio dos agentes de integração; no site oficial da Sedu.

Centro Estadual de Idiomas (CEI)

Oferta cursos gratuitos de Inglês e de Espanhol. As unidades do programa estão localizadas nas próprias escolas. Além disso, os estudantes do CEI podem se inscrever para o Programa de Intercâmbio da Sedu.

Os cursos duram dois anos e contemplam dois níveis: Iniciante (A1) e Básico (A2). São duas aulas semanais, sempre fora do horário normal de aulas (contraturno).

Quem pode participar do CEI?

Estudantes da rede pública estadual matriculados na 1ª ou 2ª série do ensino médio.

Obs: O guia pode ser consultado no site https://sedu.es.gov.br/GrupodeArquivos/guia-de-oportunidades.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Ex-secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, durante o Meeting Tribuna de Educação

CIDADES

Nova secretária quer ampliar oportunidades para jovens

Ex-secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, durante o Meeting Tribuna de Educação

EDUCAÇÃO

Prêmio Steam: nova edição de prêmio que destaca ideias da educação

Ex-secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, durante o Meeting Tribuna de Educação

EDUCAÇÃO

Pé-de-Meia: beneficiários nascidos em novembro e dezembro recebem hoje

Ex-secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, durante o Meeting Tribuna de Educação

EDUCAÇÃO

Quatro em cada 10 alunos de ensino a distância desistem da graduação

Ícone tags Tags Centro Estadual de Idiomas Educação intercâmbio oportunidades para estudantes Programa de Estágio Projeto de Vida

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde VOZ DO CAFÉ Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde VOZ DO CAFÉ Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM