X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • CARNAVAL 2026
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 29°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 26°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • FUTEBOL
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • AGENDA CULTURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 26°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • CAÇADORES DE DESTINOS
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!
WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Mulheres empreendedoras impulsionam o turismo do mar à montanha no ES

Do litoral às montanhas, mulheres impulsionam o turismo capixaba com empreendedorismo, criatividade e histórias inspiradoras

Kamila Rangel
Kamila Rangel
09/03/2026 - 15:56
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem Mulheres empreendedoras impulsionam o turismo do mar à montanha no ES
Idalina, Kelly, Juliana e Eliana: histórias que se complementam |  Foto: Kamila Rangel

No turismo, as mulheres não são protagonistas apenas porque viajam mais. Elas também empreendem! No Espírito Santo, do mar à montanha, sobram exemplos de figuras femininas que enxergam no segmento a oportunidade de gerar renda e desenvolver as regiões onde atuam.

Em Meaípe, Guarapari, o Restaurante Gaeta tem 60 anos de história, e a dona Idalina Vieira Matos acreditou no potencial do negócio quando o empreendimento era apenas uma choupana e Meaípe ainda não era destino requisitado. Hoje, o restaurante é referência para quem quer saborear a típica moqueca capixaba.

“Certa vez, um grupo de estrangeiros marcou de almoçar aqui, mas havia pessoas que não comiam peixe, frutos do mar ou qualquer tipo de carne. Foi quando eu tive a ideia de fazer uma moqueca de banana-da-terra, receita que agora faz sucesso de Norte a Sul do Estado”, conta.

Na Praia da Costa, em Vila Velha, a Kelly Souza se destaca como mulher empreendedora e dona de bar. À frente do Castanheiras, ela consegue equilibrar, com competência, alto astral e simpatia, os desafios dessa empreitada.

A Juliana Gatti, do Floriu Restaurante, na Praia do Canto, em Vitória, fica de olho no que o público demanda, e, há 9 meses, abriu a cafeteria com estilo francês, que a mulherada adora.

Nas montanhas capixabas, em Brejetuba, a Eliana Moreira Repossi transformou uma forma de diversificar a renda da família em uma experiência turística. Começou a cultivar morango e, atualmente, recebe visitantes com “colha e pague” da fruta, além de servir um café da manhã farto, com delícias caseiras fresquinhas. “Precisamos acreditar, investir e trabalhar para fazer acontecer”, diz.

O que as mulheres buscam 

Segurança e novidades


          Imagem ilustrativa da imagem Mulheres empreendedoras impulsionam o turismo do mar à montanha no ES
Para Simone Patrocínio, escolher um destino envolve estrutura, segurança e experiências únicas |  Foto: Acervo Pessoal

Na hora de escolher um destino para viajar, a jornalista Simone Patrocínio leva em conta a experiência que o lugar pode oferecer. “Avalio o investimento em relação à estrutura que o local vai entregar. Acesso de qualidade também é importante, porque significa mais segurança”, cita. Com crianças, ela prefere locais estruturados; em viagens a dois, gosta de explorar novidades. Entre os destinos favoritos no Espírito Santo, Simone destaca Itaúnas, em Conceição da Barra. “É meu cantinho capixaba preferido”, conta. Ela também gosta de voltar a Santa Teresa; a Matilde, em Alfredo Chaves; e a Iriri, em Anchieta, lugares que, para ela, proporcionam paisagens e experiências únicas.

Sossego e descanso


          Imagem ilustrativa da imagem Mulheres empreendedoras impulsionam o turismo do mar à montanha no ES
Santa Teresa é o refúgio favorito da empresária Eliana Tardin, que busca sossego e belas paisagens |  Foto: Acervo Pessoal

Sossego é a palavra de ouro para a empresária Eliana Tardin, que, quando vai escolher os passeios, prefere destinos na região Serrana, onde o clima mais fresco e as paisagens naturais ajudam a relaxar. Ela conta que busca refúgios ideais para recarregar as energias. O destino capixaba que ocupa um lugar especial no coração de Eliana é Santa Teresa, primeira cidade do Brasil colonizada por imigrantes italianos. “Meu refúgio favorito é, com certeza, Santa Teresa. Curto muito o Fazenda Clube Santa Teresa, amo o visual da rampa de voo livre do Caravaggio e não abro mão de ouvir um bom rock ao vivo no Red Rock Music Pub, com a pracinha e aquela paisagem linda ao fundo”, destaca.

História e gastronomia


          Imagem ilustrativa da imagem Mulheres empreendedoras impulsionam o turismo do mar à montanha no ES
Vânia Santos valoriza destinos com história e boa gastronomia, e tem em Pedra Azul um lugar especial no coração |  Foto: Acervo Pessoal

Vânia Santos, diretora de Marketing e Relacionamento do China Park Eco Resort, conta que ama conhecer lugares novos e voltar a locais dos quais gostou para explorar outras experiências. “Costumo seguir uma lista de prioridades, destinos nos quais tenho desejo de estar e de conhecer de perto a história. Amo experimentar a gastronomia local. Procuro saber o que vou encontrar, mas, às vezes, só vou, sem roteiro!”, conta. No mapa do Espírito Santo, o coração de Vânia tem endereço certo. “Quando eu era criança, passei minha infância em Santa Cruz, Aracruz, onde minha avó materna morava. Hoje, meu lugar é Pedra Azul, Domingos Martins, que aprendi a amar”, declara.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Vânia Santos valoriza destinos com história e boa gastronomia, e tem em Pedra Azul um lugar especial no coração

CAÇADORES DE DESTINOS

Gastronomia, história e e fé: roteiro para curtir um dia em Marilândia

Vânia Santos valoriza destinos com história e boa gastronomia, e tem em Pedra Azul um lugar especial no coração

CAÇADORES DE DESTINOS

Marilândia: conheça três destinos para quem ama contato com a natureza

Vânia Santos valoriza destinos com história e boa gastronomia, e tem em Pedra Azul um lugar especial no coração

CAÇADORES DE DESTINOS

Onde comer e se hospedar em Viana

Vânia Santos valoriza destinos com história e boa gastronomia, e tem em Pedra Azul um lugar especial no coração

CAÇADORES DE DESTINOS

Roteiro de fé com histórias curiosas em Viana

Ícone tags Tags destinos Espírito Santo empreendedorismo experiências turísticas Gastronomia Capixaba mulheres no turismo turismo feminino

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM