X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • CARNAVAL 2026
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 29°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 28°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • FUTEBOL
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • AGENDA CULTURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • CAÇADORES DE DESTINOS
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Filmes e Séries

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

'A Cabeça do Santo' será adaptado para o cinema com Antônio Pitanga no elenco

Ainda não há datas divulgadas para o início das filmagens nem previsão de estreia

foto autor
Estadão Conteúdo
02/03/2026 - 11:34 • Atualizada em 02/03/2026 às 11:54
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem 'A Cabeça do Santo' será adaptado para o cinema com Antônio Pitanga no elenco
Adaptação do livro já tem o primeiro nome confirmado no elenco: Antônio Pitanga |  Foto: Reprodução/Instagram

Depois de conquistar leitores desde o lançamento, em 2014, A Cabeça do Santo vai ganhar uma nova versão, desta vez no cinema. O livro de Socorro Acioli está em processo de adaptação e já tem o primeiro nome confirmado no elenco: Antônio Pitanga.

O longa será dirigido e roteirizado por Joana Mariani, com produção da Coração da Selva. No início de fevereiro, a equipe se reuniu em São Paulo para uma leitura de trechos do roteiro, marcando uma nova etapa no desenvolvimento do projeto.

Participaram do encontro atores convidados como Jesuíta Barbosa, além de Melina Anthís e Agnes Nunes. Eles estiveram na leitura, mas ainda não foram anunciados oficialmente como parte do elenco. Até agora, o único nome confirmado é o de Antônio Pitanga.

Ainda não há datas divulgadas para o início das filmagens nem previsão de estreia.

Sobre a história

O romance acompanha Samuel, um jovem que atravessa o sertão para cumprir o último pedido da mãe: encontrar o pai e a avó na cidade de Candeia. A viagem é feita a pé e marca o início de uma nova fase em sua vida.

Ao chegar, ele descobre que consegue ouvir as preces dirigidas por mulheres a Santo Antônio. A partir disso, passa a ocupar um lugar inesperado na cidade, interferindo nas relações e nos conflitos locais.

A narrativa se constrói a partir dessas situações e das conexões entre os moradores, abordando fé, relações familiares e escolhas individuais.

A origem do livro

O ponto de partida do romance está em um fato real ocorrido no município de Caridade, no sertão central do Ceará. Em 1984, a prefeitura iniciou a construção de uma grande estátua de Santo Antônio no alto do Morro do Serrote. A proposta era impulsionar o turismo religioso na cidade, nos moldes do que já acontecia em Canindé. Dois anos depois, a obra foi interrompida por falta de recursos.

O corpo da imagem ficou no alto do morro. A cabeça, que havia sido montada no chão, nunca foi instalada. Segundo relatos locais, o peso da estrutura e as condições de vento dificultariam o transporte até o topo.

Desde então, a cabeça permaneceu separada do corpo. Ela foi instalada na rua Cento e Dois, no Conjunto Habitacional, em frente à casa onde morava o engenheiro responsável pela obra. Com o tempo, passou a integrar o espaço urbano, serviu como parte de muro e chegou a abrigar uma pessoa dentro da estrutura. A situação se tornou conhecida nacional e internacionalmente.

Foi a partir dessa imagem, um santo dividido entre o alto do morro e o meio da rua que Socorro Acioli construiu a base do romance. O projeto literário foi desenvolvido após a autora participar de uma oficina conduzida por Gabriel García Márquez. Anos depois, o romance foi publicado e se consolidou como um dos principais títulos da escritora.

Novo monumento em Caridade

Enquanto o filme avança, a cidade vive uma nova tentativa de erguer um monumento completo. Desde 2021, o Governo do Ceará trabalha na construção de um complexo religioso no ponto mais alto do município, com uma nova estátua de 36 metros, além de capela, mirante e área de visitação.

As obras seguem em andamento, com investimento estadual e municipal. A previsão oficial mais recente aponta a conclusão do complexo para os próximos anos.

Quase quatro décadas depois do início da primeira construção, a história do santo dividido continua repercutindo, agora também no cinema.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Adaptação do livro já tem o primeiro nome confirmado no elenco: Antônio Pitanga

FILMES E SÉRIES

Quem será o protagonista da 5ª temporada de 'Bridgerton'? Ator da série confirma

Adaptação do livro já tem o primeiro nome confirmado no elenco: Antônio Pitanga

FILMES E SÉRIES

Michael B. Jordan e Jesse Buckley vencem o Actor Awards; veja lista de premiados

Adaptação do livro já tem o primeiro nome confirmado no elenco: Antônio Pitanga

FILMES E SÉRIES

"The Gray House": drama real de uma rede de espionagem feminina

Adaptação do livro já tem o primeiro nome confirmado no elenco: Antônio Pitanga

FILMES E SÉRIES

Neve Campbell volta em “Pânico 7”, que estreia nos cinemas do ES

Ícone tags Tags A CABEÇA DO SANTO adaptação literária ceará Cinema brasileiro Santo Antônio Socorro Acioli

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM