Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Edição do dia:
logo calendario
22 fev 2026

Ouça o Podcast!

Icone de Microfone
Podcast social com Thama Boldrini
Foto autor

Por Thama Boldrini
Foto autor

POR THAMA BOLDRINI
logo calendario
Edição do dia:
22 fev 2026

Ouça o Podcast!

Icone de Microfone
WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone
Marca histórica O Sicredi alcançou 10 milhões de associados no Brasil e mais que dobrou a base desde 2021, quando eram 5 milhões, com crescimento de 13% apenas nos últimos 12 meses. Hoje, 75% são pessoas físicas, 16% empresas e 9% do agro, com presença em 27% das pequenas empresas brasileiras, cerca de 400 mil CNPJs. O Espírito Santo acompanha o ritmo nacional e fechou dezembro de 2025 com mais de 157 mil associados, após avanço de 48% entre 2024 e 2025. “O Espírito Santo tem acompanhado o ritmo de crescimento do País, com expansão consistente e sustentável, fortalecendo o desenvolvimento local”, celebra Fabrício Cambruzzi, diretor executivo da Sicredi Serrana.
Fica a dica A música é uma importante ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento socioemocional, cognitivo e motor. De acordo com Mário Broetto, diretor do Centro Educacional Leonardo da Vinci, além de deixar o ambiente mais acolhedor, canções ajudam a expressar emoções, estimulam a criatividade, desenvolvem a coordenação motora, melhoram a concentração e ajudam a reter informações por meio da memorização: “É uma tática presente em toda vida acadêmica. É só lembrar das músicas que ouvimos para aprender a contar e decorar fórmulas. Muitos professores apostam nessa maneira marcante de ensinar conteúdos complexos”.
Imagem ilustrativa da imagem Diversão em cena com musical infantil Rafael Aquino com o filho, Pedro, em Caraíva, na Bahia
Imagem ilustrativa da imagem Diversão em cena com musical infantil Manoella Bandeira Goes / Lorayne Costa e Bruno Faccini
Novo normal O divórcio após os 50 anos deixou de ser um evento raro e passou a integrar o debate público sobre transformações familiares no Brasil. Registros recentes divulgados por órgãos oficiais, como IBGE e CNJ, indicam aumento proporcional de separações na faixa etária acima dos 50 anos, refletindo mudanças sociais, culturais e comportamentais em curso.
Inteligência artificial Estudo global conduzido pela KPMG em parceria com a Universidade de Melbourne, que ouviu mais de 48 mil pessoas em 47 países, aponta que o uso de ferramentas de IA no ambiente de trabalho cresce rapidamente, enquanto o preparo dos usuários permanece limitado. De acordo com o levantamento, muitos profissionais utilizam sistemas inteligentes sem compreender plenamente seus critérios, limitações ou riscos, o que dificulta a avaliação da confiabilidade das respostas e amplia a exposição a vieses e erros decisórios.
Imagem ilustrativa da imagem Diversão em cena com musical infantil Braulio Melho e Danilo Bastos / Mavi Rezende
Imagem ilustrativa da imagem Diversão em cena com musical infantil Paula Mourão e Cadu Rajão
In: Volta à rotina Out: Aumento dos casos de gripe
Quem Disse? “Falo com meu pai todos os dias em oração e em pensamento”. Da apresentadora Silvia Abravanel.
Felicidades Os parabéns da coluna aos aniversariantes de hoje: Andy Bonella, Dudu Altoé, Cacá Miled e Gabriela Rebello.

Vitrine

wave
Imagem Wérliton Machado escolheu Salvador para celebrar mais um ano de vida.
O escritório Andreia Carvalho, com sede em Vitória, completa 8 anos de atuação e anuncia a ampliação de suas áreas especializadas. Além do Direito Ambiental e Empresarial, passa a atuar também no Direito Imobiliário. Francisco Aurélio Ribeiro é presença confirmada no encontro “A Oficina”, na Casa Cousa, Centro de Vitória, às 18h30. O escritor, professor e pesquisador vai falar sobre as oportunidades e desafios do mercado editorial.
Fernanda Hott é a curadora da exposição “Memórias e Cores da Casa - o Ontem e o Hoje do Espaço Thelema”, aberta ao público na Thelema, Centro de Vitória, até 27 de junho. A mostra resgata a história do imóvel no qual funciona o espaço cultural, uma casa de cerca de 100 anos. Colatina é o próximo destino a receber a caravana “Cultura em Toda Parte - 4º Ciclo”, iniciativa do Governo do Estado que percorre 20 municípios capixabas, promovendo acesso gratuito à cultura e incentivando a ocupação de espaços públicos com diversidade, inclusão e valorização dos artistas capixabas. Nos dias 27 e 28 de fevereiro, a Área Verde de Colatina recebe shows musicais, contação de histórias, apresentações de teatro, ilusionismo e palhaçaria.

E vida que segue!!!