Especialistas indicam a dieta ideal para quem usa caneta para perder peso
Especialistas explicam que a medicação reduz o apetite, mas sem a ingestão correta de nutrientes, paciente pode sofrer efeitos colaterais
Siga o Tribuna Online no Google
O tratamento com canetas emagrecedoras, como Mounjaro e Ozempic, tem se popularizado entre quem busca perder peso. Mas, para garantir resultados seguros e duradouros, especialistas orientam que o paciente precisa combinar o medicamento com uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.
A nutricionista Thamires Favato explica que cuidar da alimentação durante o tratamento ajuda a reduzir os efeitos colaterais dos remédios, além de facilitar a retirada dos medicamentos depois.
“O objetivo das canetas não é utilizá-las para sempre. É preciso mudar hábitos para que a pessoa consiga manter os resultados e evitar o reganho de peso”.
Nesse processo, é fundamental priorizar o consumo de proteínas. Como o medicamento reduz o apetite, aumenta o risco de ingestão insuficiente desse nutriente, o que leva à perda de massa magra.
“Se a pessoa não consumir proteína suficiente, o corpo pode começar a gastar massa muscular para suprir suas necessidades”.
Já os vegetais e as frutas podem ajudar principalmente no bom funcionamento do intestino, como adiciona a nutricionista Kelly Toresani.
“Com a redução da quantidade de comida consumida, é normal que haja constipação. As fibras das frutas e verduras ajudam a evitar esse problema”.
Por outro lado, os pacientes em tratamento devem evitar alimentos gordurosos. Como o medicamento retarda a digestão, esses alimentos ficam mais tempo no estômago e podem causar desconforto.
“É bom evitar frituras e carnes gordurosas, por exemplo, porque, além de fazer mal, esses alimentos dificultam o emagrecimento”.
Kelly alerta que o consumo de bebidas alcoólicas também não é permitido. “O álcool pode aumentar o risco de pancreatite, de hipoglicemia e até gerar uma sobrecarga no fígado”.
Além da alimentação, a endocrinologista Queulla Garret reforça que é preciso adotar um estilo de vida mais saudável, com exercícios físicos e boas noites de sono.
“A medicação é excelente, tem benefícios metabólicos importantes, mas ela não consegue fazer milagres sozinha”.
Saiba mais
Alimentos indicados
Carboidratos
Arroz (preferencialmente o integral),batata, mandioca, inhame e aveia.
Proteínas
Peito de frango, peixes, carnes bovinas magras, ovos, iogurte desnatado, queijos magros e whey protein (quando indicado).
Frutas
Maçã, pêra, banana, mamão, melão e morango.
Verduras e legumes
Alface, rúcula, espinafre, couve, brócolis, abobrinha, cenoura, chuchu, berinjela e tomate.
Alimentos para evitar
Carboidratos
Pães brancos, biscoitos recheados, bolos industrializados, macarrão e fast food.
Proteínas
Costela, picanha com gordura, bacon, linguiça, salsicha e queijos amarelos.
Frutas
Abacate, coco e açaí.
Açúcares
Refrigerantes, sucos industrializados, doces em geral, balas e chocolates.
Álcool
Cerveja, vinho e destilados.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários