Galo da Madrugada vai sair com 30 trios
O maior bloco de Carnaval do mundo vai agitar as ruas do Recife hoje com atrações de peso como Elba Ramalho e Chico César
Siga o Tribuna Online no Google
Reconhecido como o maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada toma as ruas do Recife hoje com um desfile grandioso que reúne 30 trios elétricos, seis carros alegóricos e um time de atrações de peso.
Entre os nomes estão Elba Ramalho, Chico César, Roberta Miranda, Priscila Senna e Raphaela Santos, que faz sua estreia neste ano.
O bloco, que promete arrastar mais de 2,5 milhões de foliões, tem como tema do desfile “Frevo no Planeta Galo”, com mensagem em defesa do meio ambiente.
A escultura do Galo da Madrugada, que todos os anos é erguida na Ponte Duarte Coelho, no Centro Histórico de Recife, vai celebrar a fraternidade e a saúde mental.
O Galo Folião Fraterno, como foi batizada a obra, homenageia o legado de dom Helder Câmara, referência religiosa e humanitária, e a psiquiatra Nise da Silveira.
O arcebispo dom Helder, indicado quatro vezes ao Nobel da Paz, via o Carnaval como uma manifestação de fé, esperança e resistência popular. Ao longo de anos de atuação em Pernambuco, blocos e grupos carnavalescos buscavam as bênçãos do arcebispo nas prévias da festa.
Assinada pelos artistas Leopoldo Nóbrega e Germana Xavier, a escultura do Galo de 32 metros de altura foi construída 100% com materiais reciclados. A alegoria une arte, tecnologia 3D e arteterapia.
O figurino tem colaboração de pessoas em situação de rua e em acompanhamento psiquiátrico, que utilizam a arteterapia como parte do tratamento; trabalho pioneiro desenvolvido por Nise da Silveira.
As 27 estrelas da bandeira são impressas em 3D por jovens de comunidades do Recife, e o peito do Galo traz um Sagrado Coração iluminado por LED, em referência à saúde emocional.
Homenagem
Outro homenageado do desfile de 2026 é o músico Marcelo Melo, fundador do grupo Quinteto Violado. O artista virá no carro abre-alas do bloco.
“Estamos há mais de 20 anos em trio. Sou o único remanescente da formação original do Quinteto Violado e estou completando 80 anos. É uma grande alegria e eu agradeço de coração”, afirmou o homenageado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários