Lobo-guará “sorri” para fotógrafo no ES e viraliza
Animal foi visto dentro da Reserva Natural Vale, em Linhares, no Norte do Estado
Siga o Tribuna Online no Google
Um lobo-guará parece ter dado um sorriso para a câmera e transformou um dia comum de trabalho em um fenômeno nas redes sociais no Espírito Santo. O biólogo e fotógrafo de natureza Gabriel Bonfa, de 25 anos, registrou o animal dentro da Reserva Natural Vale, em Linhares, no Norte do Estado. As imagens rapidamente viralizaram, principalmente pelo semblante simpático e pelas expressões curiosas do animal.
Segundo Gabriel, ele e um grupo de clientes retornavam por um trecho mais aberto da reserva quando ele avistou, de longe, um mamífero de grande porte. “Na hora, pensei que fosse uma onça-parda, que já observei outras vezes por aqui”, contou. A surpresa veio segundos depois. Ao usar o binóculo para confirmar, percebeu que estava diante de algo ainda mais raro na região. “Quando coloquei o binóculo, eu não acreditei: era um lobo-guará”, relata.
Apesar de atuar há anos em áreas naturais do Espírito Santo, o fotógrafo afirma que jamais esperava encontrar a espécie naquele ambiente. O lobo-guará é típico do Cerrado brasileiro e dificilmente é associado a áreas de Mata Atlântica, como a região de Linhares. A presença do animal na reserva chamou a atenção justamente por fugir do habitat mais comum da espécie.
Além da raridade, o que mais encantou nas redes sociais foram as expressões captadas pelas lentes de Gabriel. Em algumas imagens, o animal parece olhar diretamente para a câmera e até “sorri”, exibindo postura tranquila e curiosa. Os registros repercutiram entre amantes da natureza e internautas capixabas, que celebraram a beleza do animal e a importância da preservação ambiental.
A Reserva Natural Vale, onde o flagrante aconteceu, é uma das maiores áreas contínuas de Mata Atlântica preservada no país e abriga diversas espécies da fauna brasileira.
O “flagrante” do animal aconteceu no final de dezembro de 2025, durante uma atividade de campo de Gabriel com clientes.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários