Ensino mais moderno e inovador em 60 “Escolas do Futuro” no ES
Unidades de ensino receberam recursos para ampliar parque tecnológico, como equipamentos, wi-fi e laboratórios multimídia
As aulas da rede estadual foram iniciadas na quarta-feira (4), trazendo entre as novidades um ensino mais moderno e inovador, proporcionado pelas Escolas do Futuro.
Além disso, mais vagas de intercâmbio no Centro de Línguas, novos uniformes e ar-condicionado também são novidades.
Andréa Guzzo Pereira, subsecretária de Estado da Educação Básica e Profissional, conta que o principal destaque deste ano são as 60 escolas que receberão o título “Escolas do Futuro”.
“Do ponto de vista curricular e estrutural, as Escolas do Futuro trazem uma educação voltada para a inovação e cultura digital. Essas escolas certificadas também recebem recurso específico para poder ampliar o parque tecnológico, como aquisições de equipamento, de rede wi-fi e laboratórios multimídia”.
Ela acrescenta ainda que os professores recebem informação sobre cultura digital alinhada ao currículo e uso pedagógico de tecnologias.
Outro destaque deste ano, segundo a subsecretária, são as vagas do ensino médio integrado a cursos técnicos.
“No mercado de trabalho, o aluno terá mais oportunidades de ingressar em áreas que demandam qualificação profissional. É muito importante, porque aumenta a empregabilidade, mas também dá possibilidades dele continuar estudando”.
Reformas e ampliações também integram a lista de novidades em 2026. Aconteceu na quarta-feira (4), por exemplo, a reinauguração da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aristóbulo Barbosa Leão, em Laranjeiras, na Serra. Presente no evento, o governador Renato Casagrande destacou mais duas inovações deste ano.
“Já nesta semana, duas camisas serão entregues para todos os alunos. Em sequência, entregaremos bermuda e calça. Também começamos o ano com 70% de nossas escolas com todos os ambientes climatizados. Até o final do ano será 100%”, afirmou.
O governador reforçou ainda que a educação é o caminho para melhorar a vida das famílias.
Já Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação, complementou que serão abertos mais 20 Centros Estaduais de Idiomas este ano, ampliando as vagas e oportunidades para intercâmbio.
Fique por dentro
Escolas
376 unidades escolares.
230 mil vagas ofertadas em todo o Espírito Santo.
150 mil estudam em Escolas do Futuro.
Matrículas
200 mil matrículas já foram efetivadas, estima a Secretaria de Educação. Mas, neste mês, ainda há matrículas sendo realizadas.
O que vem por aí!
Escola do Futuro
Mais 60 unidades foram certificadas como Escola do Futuro, alcançando 75% do território capixaba. No total, 110 escolas integram o programa, abrangendo 50 municípios.
Trata-se de uma certificação para as escolas que já existem e que fazem um trabalho com o uso da tecnologia, inovação e experimentação.
Educação profissional
130 mil vagas foram ofertadas para o ensino médio.
33 mil delas são integradas a cursos técnicos.
O resto das 220 mil vagas ofertadas estão distribuídas entre Educação de Jovens e Adultos (20 mil) e ensino fundamental (80 mil).
Escola em tempo integral
Mais 20 escolas dessa modalidade de ensino integram a rede estadual este ano. Com isso, o total chega a 234 unidades de tempo integral.
85 mil vagas no Espírito Santo inteiro foram ofertadas nessa modalidade.
Ambiente climatizado
70% das escolas estaduais este ano já contam com salas de aula climatizadas.
Até abril, segundo o governo do ES, 80% das escolas contarão com ambiente climatizado. A proposta é que até o final do ano se chegue a 100%.
Centros Estaduais de Idioma (CEI)
Atualmente há 30 CEIs no Espírito Santo. Eles ofertam aulas gratuitas de inglês e espanhol. O edital para participar deve ser publicado a partir de março.
Mais 20 serão abertos este ano, segundo a Secretaria de Estado da Educação, alcançando 50.
Estudantes do CEI podem ser selecionados para estudar em outros países, com as despesas pagas, a fim de aprofundar os conhecimentos em língua estrangeira.
500 novas vagas de intercâmbio serão ofertadas este ano. Isso marca um aumento de 150 no total de ofertas em comparação com 2025.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários