Carnaval 2026: Boi Pintadinho, bonecos gigantes e shows no interior do ES
Está garantido que vai ter trio elétrico, atrações nacionais e tradições culturais, como os bonecos gigantes de Santa Leopoldina
Fora da região Metropolitana, o Carnaval também estará a todo vapor. Está garantido que vai ter trio elétrico, atrações nacionais e tradições culturais, como os bonecos gigantes de Santa Leopoldina.
A cantora Andrea Nery já tem shows programados para Santa Leopoldina e Conceição da Barra. Além de Vitória, onde será uma das responsáveis por puxar o trio no Circuito da Folia.
“O público pode esperar o arrastão chegando na avenida. É um repertório de axé raiz para ninguém ficar parado”, anima-se a cantora. “Não vai faltar Faraó e Banda Eva, além dos clássicos”.
“É o momento que a gente mais aguarda no ano”, se empolga a cantora Flavia Mendonça.
Figurinha conhecida do Carnaval capixaba, ela promete levar aos palcos “Energia mil sempre!”. No repertório, hits atuais e músicas que “não vão deixar ninguém parado”.
No Sul do Espírito Santo, destaque para o carnaval folclórico de Muqui, com seus bois pintadinhos.
“É um carnaval bem alegre”, conta Ruy Dias, CEO do bloco Boi Chapado. Ele explica que há cerca de 24 blocos no município, que costuma ficar lotado no Carnaval. O seu bloco, conta, tem dois bois: um para os mais velhos e outro para a criançada.
Os bonecos gigantes do artesão Carlos Alberto Pereira, mais conhecido como Bebeto, são o destaque do Carnaval de Santa Leopoldina. Além do boi e da mulinha, já tradicionais, este ano eles vão homenagear os profissionais do dia a dia, como professores e policiais.
“É um carnaval de família, sem confusão, para trazer as crianças para ver os bonecos e escutar as marchinhas”, destaca o artesão.
Já em Linhares, vai haver atrações nacionais nos três balneários, garante o município. Enquanto isso, em Conceição da Barra, o bloco Para Rai, vai ocupar as ruas da cidade em todos os dias de Carnaval, com cortejo, samba e muito mais.
A novidade é a volta do desfile com trio elétrico, que este ano vai ser comandado pelo cantor Alan Venturin.
Ligação entre mãe e filha
A escritora Sara Lovatti, de 33 anos, e a filha, Helena Lovatti, de 8, adoram o Carnaval. No ano passado, elas foram no bloco “Nunca Fui Santa”, uma homenagem a Rita Lee. “A Helena ficou muito emocionada”, conta Sara, acrescentando que o Carnaval é um momento de ligação entre mãe e filha: “Levo ela desde bebê”.
“É toda uma mística carnavalesca. Todo um processo de produção, de pensar na fantasia que a gente gosta”, afirma.
Veja a programação
Muqui
O destaque é o festival folclórico do Boi Pintadinho, onde grupos desfilam com seus bois coloridos pelas ruas da cidade. Para toda a família, com blocos voltados ao público infantil, muita alegria e rivalidade entre os bois para animar o Carnaval.
Linhares
Carinhosamente conhecida como “Cidade das Águas”, Linhares já adiantou que vai ter atrações nacionais nos três balneários: Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação. No primeiro, vai ter palco e trio. No segundo, palco e trio Fubica. Povoação vai ser diferente, com palco e banda de Fanfarra.
Conceição da Barra
A programação definida pela prefeitura do município incluirá shows musicais, desfiles de blocos e bandinhas. Para as crianças, na Praça da Igreja Matriz, haverá matinês com desfile de fantasias. Também serão instalados palcos nas praias e em pontos de grande movimentação, onde haverá shows em diversos horários do dia e da noite.
Destaque para o bloco Para Rai, completando 40 anos de Carnaval, que vai levar uma batucada contagiante, trio elétrico turbinado e o lendário Bloco Brilha Quem Pode.
Domingos Martins
Carnaval no centro da cidade, Pedra Azul e nas comunidades do interior. No Centro, começa com a banda cultural martinense rodando as ruas, tocando marchinhas de carnaval, e termina com show no palco instalado na praça da cidade. Pelas comunidades, haverá bloquinhos.
Anchieta
Haverá apresentações musicais em Ubu, Castelhanos, Sede e Iriri, além das apresentações de blocos de ruas e banda de marchinhas nas praias. As escolas de samba Mug, Boa Vista e Jucutuquara também deverão se apresentar nos balneários. A programação ainda está sendo definida.
Santa Leopoldina
O desfile dos blocos com os bonecos gigantes são o destaque do carnaval de rua de Santa Leopoldina. Segundo o artesão Bebeto, os bonecos deste ano vão homenagear os profissionais que lidam com a sociedade no dia a dia, como médicos e garis.
Marataízes
Vai ter trio elétrico e blocos de rua, incluindo bloco Kids com mini trio. Festividades vão acontecer na Praia Central e Praça da Barra. Além das praias Boa Vista e Lagoa do Siri, Lagoa Dantas e Lagoa Funda.
São Mateus
O famoso Carnaval de Guriri costuma contar com múltiplos trios elétricos e palcos, com apresentações para todos os gostos, como axé, samba e forró, além de blocos de rua e eventos para crianças. No ano passado, foram 32 atrações no balneário, entre artistas, DJs, bandas e blocos. Mais 16 no balneário de Barra Nova Norte, 13 em Barra Nova Sul e 14 em Urussuquara.
Piúma
Costuma fazer um carnaval misto com blocos de rua, palco com shows ao vivo, trio elétrico e marchinhas tradicionais. No ano passado, o município reuniu cerca de 300 mil pessoas com atrações nacionais e locais. A programação deste ano ainda não foi divulgada. Mas, se o histórico for levado em conta, promete!
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários