Itaúnas vira ponto de encontro de hoje a terça
Balneário de Conceição da Barra festeja São Benedito e São Sebastião com manifestações folclóricas e novena
O tradicional balneário de Itaúnas, em Conceição da Barra, vai virar ponto de encontro do folclore capixaba de quinta (15) até a próxima terça (20), durante as festas em homenagem a São Benedito e São Sebastião.
Ao longo de todos os dias de programação, o público acompanha manifestações como Reis de Boi, Ticumbi, Alardo e Jongo, além da realização de novena na igreja localizada na praça central da vila.
As atividades ocupam ruas, espaços comunitários e áreas próximas às igrejas, criando uma atmosfera que une fé, tradição e identidade cultural.
Segundo o cientista social Jefferson Gonçalves, secretário da Associação de Folclore, entidade responsável pela organização do evento, o Alardo é uma das apresentações que mais despertam curiosidade do público. A manifestação faz referência às Cruzadas, também chamadas de Guerras Santas, conflitos religiosos e militares ocorridos na Europa Ocidental e no Oriente Médio durante a Idade Média.
Na encenação, os mouros vestem vermelho, enquanto os cristãos usam azul, representando os dois lados do confronto simbólico que marca a tradição.
Outra atração de destaque é o Reis de Boi, conhecido pelas figuras fantásticas que compõem o cortejo, como o lobisomem, além de personagens inspirados na fauna local, a exemplo do tatu.
As apresentações têm início com um momento religioso, realizado em frente à Igreja de São Sebastião. Em seguida, os grupos percorrem as casas da comunidade, mantendo viva uma prática transmitida entre gerações.
O Jongo também ocupa papel central na programação. A dança é realizada em roda, ao som de tambores e do reco-reco, também chamado de ganzá. Os instrumentos são tocados pelos homens, que conduzem os versos cantados, enquanto as mulheres desenvolvem os passos da dança.
De acordo com Jefferson Gonçalves, o Jongo influencia outras manifestações culturais de Conceição da Barra, já que alguns movimentos foram incorporados pelos casais que dançam o tradicional forró de Itaúnas.
A programação inclui ainda as Pastorinhas, manifestação ligada ao ciclo natalino. O grupo anuncia o nascimento do Menino Jesus por meio de coreografias realizadas com cestas e arcos de flores, apresentadas em frente à Igreja de São Benedito.
Serviço
Festa em homenagem a São Benedito e São Sebastião
Quando: De quinta-feira (15) a terça-feira (20).
Onde: Itaúnas, Conceição da Barra.
Entrada franca.
Programação
Quinta-feira (15)
19h – Novena em honra a São Sebastião, na Igreja da praça.
20h - Apresentação do Reis de Boi da Vila.
Sexta-feira (16)
8h – Chegada do Ticumbi de Itaúnas.
17h – Fincada do mastro de São Sebastião.
19h – Novena a São Sebastião.
20h - Ato do Alardo de São Sebastião, Reis de Boi de mestre Antônio Conceição, Jongo de Sant’ana, Jongo de São Bartolomeu.
Sábado (17)
8h – Chegada do Ticumbi do Bongado, com recepção das Pastorinhas.
10h – Missa de São Benedito.
13h – Reis de Boi de Mestre Dito, Pastorinhas, Jongo de São Benedito das Piabas, Jongo de São Cosme e Damião, Capoeira Itaúnas, Procissão de São Benedito e II Ato do Alardo de São Sebastião.
Domingo (18)
9h – Missa na Igreja de São Sebastião.
10h30 – Ticumbi do Bongado.
12h – Ticumbi de Conceição da Barra.
14h – Jongo de São Cosme e Damião.
19h – Novena a São Sebastião.
Segunda-feira (19)
19h – Missa na Igreja de São Sebastião.
Terça-feira (20)
19h – Missa na Igreja de São Sebastião.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários