Indústria de Pernambuco cresce 0,9% em novembro, aponta IBGE
Resultado foi maior do que o registrado na região Nordeste, que teve alta de 0,1%
Os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional do IBGE, divulgados na quarta-feira (14), revelam que a indústria de Pernambuco cresceu 0,9% em novembro de 2025 na comparação com o mês anterior. Esse resultado foi maior do que o registrado na região Nordeste, que teve alta de 0,1%, e também ficou acima da média nacional, já que a produção industrial no Brasil ficou estagnada (0,0%) no mesmo período.
O levantamento mostra que o setor de veículos e materiais elétricos foi o responsável por esse número. A fabricação de máquinas e aparelhos elétricos subiu 17,9%, enquanto a produção de carros, reboques e carrocerias teve alta de 6,1%. Esses setores ajudaram a equilibrar o resultado, mesmo com a queda registrada em outras atividades industriais do estado.
No entanto, quando se olha para o ano inteiro, de janeiro a novembro, a indústria pernambucana ainda acumula uma queda de 4,4%. Enquanto o Brasil teve uma alta de 0,6% no acumulado do ano, Pernambuco tenta recuperar o ritmo, impulsionado principalmente pela fabricação de automóveis, que é o setor que mais cresceu no estado nos últimos 12 meses.
Comentários