Escola de Colatina é campeã no Torneio Brasil de Robótica
A equipe consagrada vencedora conseguiu atender a todos os objetivos da modalidade ao realizar o desenvolvimento de um robô para a etapa prática
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga conquistou o destaque nacional juntamente com a Equipe de Robótica Unimate Team no Torneio Brasil de Robótica (TBR), na categoria High – Mérito Científico. A escola apresentou o tema “Vidas Terrestres: cuidar e proteger os ecossistemas brasileiros”, na competição realizada em Belo Horizonte (MG).
A equipe consagrada vencedora conseguiu atender a todos os objetivos da modalidade ao realizar o desenvolvimento de um robô para a etapa prática, no qual criaram uma startup com um aplicativo voltado ao mapeamento de locais de descarte irregular de lixo e entulhos, além de produzir um artigo científico, que foi avaliado e apresentado durante a etapa nacional do torneio.
Para o professor Fabio Bigati, a robótica vai além do divertimento. “A robótica é uma ferramenta poderosa para a resolução de problemas reais. Conquistar um título nacional e fazer história para o Espírito Santo demonstra que a educação pública, aliada à robótica, pode alcançar os mais altos níveis de excelência”, destacou.
Para a estudante Marya Clara de Angeli Alves de Oliveira, integrante da equipe, a experiência foi transformadora. “Pesquisar um tema tão relevante, como o descarte irregular de lixo, e participar de todas as etapas, da programação à escrita do artigo científico e à criação do aplicativo, foi extremamente motivador. Ver esse trabalho reconhecido nacionalmente e trazer esse título para Colatina e para o Espírito Santo é inesquecível para toda a equipe”, afirmou.
Com caráter educativo, científico e tecnológico, o Torneio Brasil de Robótica (TBR) prepara crianças, jovens e adultos para atuar no mundo do trabalho, com pensamento elevado, incentivando a inovação, a pesquisa, o protagonismo estudantil e a transformação social por meio da tecnologia.
*Estagiária sob supervisão de Weslei Radavelli.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários