FDV: há 30 anos fazendo o futuro
Faculdade de Direito de Vitória foi aberta em 1995 e hoje figura como uma das instituições de ensino jurídico mais respeitadas do Brasil
Em 1995, a Faculdade de Direito de Vitória (FDV) deu o primeiro passo de uma caminhada de excelência no cenário educacional capixaba. Hoje, trinta anos depois, é uma das instituições de ensino jurídico mais respeitadas do Brasil, referência em graduação e pós-graduação, com impacto nacional em pesquisa, extensão, inovação pedagógica e formação profissional.
“A FDV nasceu com o propósito de oferecer ao Espírito Santo um curso de Direito que unisse excelência acadêmica, compromisso social e formação crítica voltada para a transformação da realidade. Investimos fortemente no corpo docente e desenvolvemos um projeto pedagógico inovador para a época”, diz Jorge Abikair, diretor administrativo da faculdade.
A qualidade dos profissionais que se formam na instituição e a capacidade de dialogar com os desafios contemporâneos do Direito colocam a FDV em destaque. Para construir esse cenário, foi necessário ter uma identidade acadêmica sólida e manter a qualidade, mesmo em momentos de expansão desenfreada do ensino superior.
“Outro desafio foi e é conectar ensino e sociedade, garantindo que o conhecimento produzido na FDV tenha impacto real nas comunidades”, cita Jorge.
Entre as conquistas da FDV estão o reconhecimento nacional como uma das melhores faculdades de Direito do país e a formação de milhares de profissionais que hoje atuam como juízes, promotores, procuradores, defensores, advogados, professores, gestores públicos e líderes em diferentes áreas.
Ricardo Goretti, diretor acadêmico, destaca que a instituição nunca se limitou aos parâmetros mínimos de qualidade instituídos pelo Ministério da Educação (MEC), por entender que a excelência demanda muitos diferenciais, como corpo docente composto exclusivamente por mestres, doutores e pós-doutores; desenvolvimento de soft skills e articulação entre teoria e prática.
“O sucesso de tantas pessoas, em áreas tão distintas, faz valer o esforço que fizemos e faremos para colocar em prática um projeto pedagógico que respeita individualidades e prestigia vocações”, diz.
A FDV é a faculdade que mais vezes figurou no topo do ranking nacional de desempenho de instituições no Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (EUOAB). Além disso, está entre as 66 instituições de ensino superior avaliadas pelo MEC com nota 5, conceito máximo, no IGC (Índice Geral de Cursos).
Mestrado e doutorado da FDV são referência no Brasil
O Programa de Pós-Graduação em Direito da FDV consolidou-se como referência nacional na área de Direitos e Garantias Fundamentais. Criado em 2002 com o primeiro mestrado em Direito do Espírito Santo, o PPGD deu um passo decisivo dez anos depois, em 2012, quando lançou um curso de doutorado, também pioneiro no Estado.
Desde o início, a FDV escolheu ser uma instituição cujo tamanho não atrapalha o foco e a identidade. Esse modelo permite um acompanhamento próximo entre docentes e discentes e favorece uma formação teórica consistente, crítica e conectada aos desafios sociais brasileiros.
“O PPGD desenvolveu uma marca própria, ao tratar os Direitos Fundamentais de forma profunda, abordando temas como desigualdade, cidadania, Estado e vulnerabilidades, sempre articulando teoria e prática”, comenta a coordenadora, Elda Bussinguer.
O corpo docente qualificado, ativo em redes nacionais e internacionais, e as parcerias com universidades estrangeiras reforçam o caráter inovador do programa, que está realizando doutorado em associação e projetos interinstitucionais em outras regiões do país.
“A combinação entre professores comprometidos e alunos engajados contribuiu para essa reputação nacional, com egressos atuando no sistema de justiça, na administração pública, na academia e em organizações sociais”, afirma Elda.
Os profissionais formados pela FDV deixam o programa com sólida base teórica, domínio metodológico, capacidade argumentativa, visão ética e sensibilidade para problemas reais.
“O mercado reconhece essa preparação e valoriza o diferencial acadêmico e humano construído ao longo da formação. Para os próximos anos, o PPGD projeta novas parcerias, ampliação da pesquisa aplicada e maior presença internacional, mantendo o compromisso com a qualidade, a seriedade e o impacto social, que o tornou referência no mercado educacional”, adianta Elda Bussinguer.
Formação com inovação e prática
Com três décadas de história, a FDV segue firme na missão de formar profissionais que entendem o Direito para além das salas de aula. A instituição reúne tradição, inovação e prática em um mesmo projeto pedagógico, mantendo valores sólidos, como ética e rigor acadêmico, enquanto se reinventa a cada dia para acompanhar as transformações sociais e tecnológicas.
Esse equilíbrio dá origem a uma formação completa. Os estudantes desenvolvem visão crítica, domínio teórico, autonomia intelectual e maturidade prática precoce.
“A presença constante da ética e a vivência de experiências reais fortalecem um perfil profissional preparado para atuar de forma responsável e sensível às demandas da sociedade”, comenta Ivana Bonesi, coordenadora de Graduação da FDV.
Ao longo dos anos, a faculdade acumulou inovações que moldaram sua identidade. Da proposta pedagógica diferenciada desde a fundação às recentes reformulações curriculares, a instituição investiu em percursos personalizados, plataformas digitais, laboratórios de inovação jurídica e inteligência artificial.
“Ferramentas como o FDV Play, o Guia da OAB e a integração via FDV Digital ampliam o acesso ao conhecimento e aproximam o aluno do cotidiano da profissão”, cita Ivana.
A tradição foi, no decorrer do tempo, como destaca a coordenadora, uma construção baseada em resultados consistentes, como notas máximas no MEC, reconhecimentos nacionais, selo OAB Recomenda e altos índices de aprovação no exame da Ordem.
“Tudo isso reforça a confiança das famílias e dos empregadores na formação oferecida pela FDV”, diz Ivana Bonesi.
O QUE ELES DIZEM
“Temos o desafio de conectar ensino e sociedade, para que o conhecimento produzido na FDV tenha impacto real nas comunidades Jorge Abikair, diretor administrativo, Jorge Abikair, diretor administrativo
“Nos últimos trinta anos, a FDV acompanhou tendências e se adequou aos desafios locais, regionais e globais que surgiram. Ricardo Goretti, diretor acadêmico, Ricardo Goretti, diretor acadêmico
Comentários