Motoristas de ônibus suspendem greve programada para esta terça-feira
Definição saiu após uma assembleia, realizada na tarde desta segunda-feira
Os motoristas de ônibus do Espírito Santo suspenderam a greve prevista para esta terça-feira (09). A definição saiu após uma assembleia, realizada, na tarde desta segunda-feira, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do ES (SindiRodoviários).
Inicialmente, todos seguirão trabalhando e uma nova assembleia-geral está marcada para a próxima quarta-feira (10).
Caso não haja acordo, um novo movimento de greve pode acontecer na quinta-feira (11).
Ônibus já circulavam na Grande Vitória com aviso de “estado de greve” como alerta para a paralisação prevista para as primeiras horas de terça-feira. Veículos do Sistema Transcol foram vistos circulando com um papel vermelho adesivado no vidro da frente, enquanto transportavam passageiros.
O sindicato afirma que desde setembro tenta negociação para reajuste salarial com a classe patronal que, segundo a categoria, “limitou-se a oferecer apenas a correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), com reajuste de 4,49%, e manutenção das demais cláusulas”.
“A classe patronal não deu justificativa para a resposta. Queremos reajuste de 10% do salário, que hoje gira em torno de R$ 2.326, aumento no tíquete-alimentação, de mais ou menos R$ 1.200, e redução na carga horária para seis horas diárias”, explicou Marquinhos Jiló, presidente do Sindirodoviários-ES.
Comentários