Reta final para desconto de até 50% no IPTU 2026: Prazo encerra neste domingo (30)
Moradores do Recife têm até este domingo para indicar imóveis e utilizar créditos da Nota Fiscal de Serviços eletrônica
Os contribuintes do Recife têm apenas até este domingo (30) para garantir descontos no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2026. O prazo é o limite para a indicação de imóveis a serem beneficiados com os créditos acumulados pela inclusão do CPF na Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e).
O abatimento no boleto do IPTU 2026 pode atingir 50% do valor do tributo. Caso o saldo de créditos gerado seja superior a esse limite, o cidadão pode estender o benefício para outros imóveis, desde que também estejam em situação regular.
A indicação do imóvel deve ser feita de forma digital, através do aplicativo Conecta Recife ou pelo Portal Recife em Dia (recifeemdia.recife.pe.gov.br).
Como realizar a indicação
Pelo Conecta Recife o usuário deve acessar o ícone “Imóveis”, navegar até “IPTU e Taxa de Limpeza”, e seguir o caminho “Consultar e Indicar Imóvel para Desconto de IPTU proveniente de notas de serviços que foram tomados - NFS-e”, finalizando em “Abater crédito no IPTU”. A escolha do imóvel é feita pelo número sequencial, que pode ser encontrado no boleto do IPTU de qualquer ano.
Pelo Portal Recife em Diaa, na área de Acesso Rápido, basta clicar no ícone “Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e)”. Após logar (ou realizar o cadastro inicial), o contribuinte deve selecionar o item “indicação de imóveis” e digitar o sequencial do bem.
A indicação não se restringe a imóveis próprios, podendo ser feita para casas, apartamentos, lojas, ou bens de terceiros, e o mesmo imóvel pode receber a indicação de créditos de diferentes pessoas. Não é permitido indicar imóveis com dívidas municipais, abater mais de 50% do valor total do IPTU, ou utilizar créditos para imóveis localizados fora do Recife.
Para ter direito a utilizar os créditos e receber o desconto, tanto o contribuinte quanto o imóvel indicado devem estar em dia com os tributos municipais. A Secretaria de Finanças do Recife está oferecendo o programa “Fique em Dia”, que permite a negociação de dívidas tributárias (IPTU, ISS e outras taxas constituídas até o fim de 2024) com condições facilitadas:
Os créditos de NFS-e têm validade de cinco anos. Quem possuir saldo baixo ou nunca tiver utilizado o benefício pode optar por acumular um valor maior para os próximos exercícios.
Comentários