Cidades Excelentes: veja as cidades vencedoras no pilar Infraestrutura e Mobilidade
Vencedores da etapa estadual irão participar da cerimônia nacional em dezembro
Boa gestão transformada em qualidade de vida: foram anunciadas, nesta quarta-feira (26) as cidades capixabas vencedoras da Etapa Estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, que premia e celebra quem faz a cidade acontecer, com boas ideias que viram políticas públicas que realmente chegam às pessoas.
No pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana, o primeiro lugar na categoria de cidades com menos de 30 mil habitantes ficou com João Neiva. Em seguida vem Venda Nova do Imigrante e, em terceiro, Mucurici.
Já na categoria entre 30 e 100 mil habitantes, a cidade vencedora foi Castelo. O segundo lugar ficou com Alegre e a terceira colocação com São Gabriel da Palha.
Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, a grande vencedora foi a capital Vitória, seguida por Vila Velha e Linhares.
ENTENDA
Premiação
O Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 é uma iniciativa promovida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, com a finalidade de incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública.
A avaliação do prêmio é baseada no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma desenvolvida para avaliar a gestão pública dos municípios por meio do mapeamento técnico e científico de dados públicos. São reunidos dados públicos das 5.568 cidades brasileiras.
Pilares
O índice inclui 72 indicadores divididos em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Etapa estadual
Serão premiados os melhores desempenhos nos seis pilares e no IGMA por categoria populacional. O evento de premiação acontece nesta quarta, no Tribunal de Contas do Estado.
Etapa nacional
Estarão aptos a concorrer apenas os vencedores da etapa estadual. A cerimônia será em Brasília, no dia 15 de dezembro.
Comentários