Cidades Excelentes: veja as cidades vencedoras no pilar Governança e Eficiência
Vencedores da etapa estadual irão participar da cerimônia nacional em dezembro
Boa gestão transformada em qualidade de vida: foram anunciadas, nesta quarta-feira (26) as cidades capixabas vencedoras da Etapa Estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, que premia e celebra quem faz a cidade acontecer, com boas ideias que viram políticas públicas que realmente chegam às pessoas.
No pilar Eficiência Fiscal e Transparência, o primeiro lugar na categoria de cidades com menos de 30 mil habitantes ficou com João Neiva. Em seguida vem Brejetuba e, em terceiro, Itarana.
Já na categoria entre 30 e 100 mil habitantes, a cidade vencedora foi Santa Maria de Jetibá. O segundo lugar ficou com Domingos Martins e a terceira colocação com Viana.
Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, a grande vencedora foi a capital Vitória, seguida por Vila Velha e Cariacica.
ENTENDA
Premiação
O Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 é uma iniciativa promovida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, com a finalidade de incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública.
A avaliação do prêmio é baseada no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma desenvolvida para avaliar a gestão pública dos municípios por meio do mapeamento técnico e científico de dados públicos. São reunidos dados públicos das 5.568 cidades brasileiras.
Pilares
O índice inclui 72 indicadores divididos em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Etapa estadual
Serão premiados os melhores desempenhos nos seis pilares e no IGMA por categoria populacional. O evento de premiação acontece nesta quarta, no Tribunal de Contas do Estado.
Etapa nacional
Estarão aptos a concorrer apenas os vencedores da etapa estadual. A cerimônia será em Brasília, no dia 15 de dezembro.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários