Metrô do Recife vai voltar a circular aos domingos. Mas só em dezembro
Operação aos domingos será para atender a demanda de fim de ano do comércio
Após um ano e três meses, o Metrô do Recife retomará a operação regular aos domingos. A circulação se dará durante todo o mês de dezembro. A medida, anunciada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), estabelece o funcionamento do sistema das 5h às 23h nesse dia.
A decisão atende a um pleito da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife. O objetivo principal é facilitar o deslocamento da população e dos comerciários para o Centro da cidade, área que registra aumento expressivo no fluxo de consumidores devido às compras de Natal e Ano Novo.
Interrupção desde 2024
O serviço regular aos domingos estava interrompido desde agosto de 2024, operando apenas em situações excepcionais, como eleições ou dias de prova do Enem. Segundo a CBTU, a paralisação semanal era necessária para a realização de obras de manutenção corretiva nas vias e sistemas das linhas Centro e Sul. Os serviços eram concentrados aos domingos para minimizar o impacto na rotina dos usuários, aproveitando o menor movimento de passageiros.
A retomada do transporte metroviário coincide com a ampliação do horário do comércio do Centro do Recife. As lojas estão funcionando de domingo a domingo, incluindo feriados, desde 15 de novembro, acompanhando o período de promoções como a Black Friday e a preparação para as festas natalinas.
Com o funcionamento do metrô aos domingos, a CDL estima que o comércio deve elevar as vendas em pelo menos 10% nesta reta final do ano.
Comentários