Apoio de Goggi traz sinais para 2026
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
O presidente da Câmara de Vitória, Anderson Goggi (sem partido), manifestou publicamente apoio ao prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), ao Senado em 2026. Goggi é um dos principais aliados do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e decidiu acenar ao cariaciquense, que é seu amigo pessoal e que compartilham relação política há anos.
O movimento de Goggi demonstra que a possibilidade de Pazolini deixar o planejamento de disputar o governo no ano que vem para tentar uma das vagas ao Senado é praticamente nula, visto que além de Euclério, o presidente já manifestou apoio ao vereador Leonardo Monjardim (Novo) para 2º voto.
Do lado de Euclério, segundo a coluna apurou, a expectativa é de que o apoio de Goggi “abra as portas” para que mais vereadores da capital decidam ingressar ao projeto dele. João Flávio (MDB), por exemplo, é próximo do prefeito de Cariacica.
Vila Velha não antecipa
Conforme a coluna publicou, alguns presidentes de câmaras têm admitido, internamente, a possibilidade de antecipar eleições da Mesa Diretora para o início do ano que vem.
Em Vila Velha, porém, vereadores afirmaram que o presidente Osvaldo Maturano (PRD) já cravou, categoricamente, que isso não vai acontecer, como houve em anos anteriores.
Foco agora é no Norte
Vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) vai aproveitar o final de ano para “acelerar”. Além de Iúna, que vai receber o “Vamos Nessa” — evento com Euclério — no dia 28, Linhares também terá uma edição, no dia 11.
Ricardo será recebido pelo prefeito Lucas Scaramussa (Pode), secretário Felipe Rigoni (União), vereador Antônio César (União) e outros nomes.
Testado pelo próprio prefeito!
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), aproveitou a inauguração da Vila Natalina do Parque da Prainha para ele mesmo testar as atrações.
Em um dos momentos, foi possível flagrar Arnaldinho descendo em um escorregador. Na disputa com a esposa, chegou em 1º.
Estratégias
Ex-prefeito de São Mateus Daniel Santana, que está cada vez mais perto de se filiar ao União Brasil, presidido no Estado por Marcelo Santos, já está com as estratégias traçadas.
Ideia dele é ser eleito à Assembleia Legislativa e assumir o posto de opositor à gestão do atual prefeito de São Mateus, Marcus da Cozivip (Pode).
Daniel quer voltar à prefeitura no futuro, e tem juntado lideranças para sua pré-campanha à Ales.
Aguardando para tomar a melhor decisão
Serginho Vidigal (PDT), filho do ex-prefeito da Serra Sergio Vidigal (PDT), é a aposta do ex-mandatário para o cenário eleitoral de 2026. Pré-candidato à Câmara Federal, ainda não encontrou um partido para chamar de seu. Entretanto, segue conversando com siglas como União Brasil, por exemplo.
Expectativa é de que martelo seja batido, porém, somente se a federação União-Progressista sair do papel, ou seja, se ela for enfim homologada. A ver.
Otimismo presente
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), disse em entrevista ao programa Ponto de Vista, da TV Tribuna/Band, que acredita que o número de reeleitos na Casa ano que vem será alto.
Otimismo presente II
Cabe destacar que dos 30 deputados, ao menos seis não vão disputar reeleição: Marcelo Santos, Dr. Bruno Resende (União), João Coser (PT), Lucas Polese (PL), Sergio Meneguelli (Republicanos) e Callegari.
Filiação marcada
Por falar em Callegari, a filiação do deputado ao DC, seu novo partido, está marcada para acontecer no dia 29, em Cachoeiro de Itapemirim. O parlamentar é pré-candidato ao Senado.
Novos portos
Prefeito Lucas Scaramussa (Podemos) recebeu Casagrande (PSB) e Ricardo Ferraço (MDB) em Linhares. Anunciaram repasse de quase R$ 12 milhões para obras de revitalização dos portos das comunidades de Regência e Povoação.