Encontro em PE debate narrativa estratégica no empreendedorismo feminino
Evento no Recife reúne especialistas para discutir como contar histórias impulsiona negócios liderados por mulheres
Em um mercado onde cada marca disputa atenção ao contar sua própria história, as mulheres se reúnem no Recife para aprender a narrar as suas com mais estratégia e precisão. O II Encontro de Empreendedorismo Feminino de Pernambuco, que será realizado na próxima quarta-feira (19), das 8h às 14h, no Auditório do RioMar Trade Center, vai discutir como a engenharia narrativa fortalece os negócios liderados por mulheres.
O evento, produzido por Andréa Rodrigues, reunirá palestras e momentos de networking voltados à inovação, posicionamento e expansão profissional.
O debate ganha relevância diante do crescimento do empreendedorismo feminino no país. De acordo com o Sebrae, até março de 2025 o Brasil registrava 10,35 milhões de mulheres empreendedoras, representando 34,1% de todos os negócios — o maior índice da série histórica. Entre 2012 e 2024, a presença feminina à frente de empresas cresceu 42%.
Dificuldades de narrar a própria trajetória
Apesar do avanço, muitas profissionais ainda enfrentam dificuldades para narrar a própria trajetória, um ponto considerado decisivo para consolidar autoridade, ampliar visibilidade e potencializar vendas.
Para Chris Kumakola, referência nacional em narrativa de autoridade e mentora de nomes que vão de capas da Forbes a profissionais do MIT, o problema não está na competência técnica, mas na falta de uma estrutura narrativa consistente.
“A grande maioria das empreendedoras não consegue contar a própria história de maneira estratégica. Muitas têm trajetórias inspiradoras que, se narradas corretamente, fortaleceriam suas marcas, aumentariam suas vendas e consolidariam sua presença no mercado”, afirma Kumakola.
Chris apresentará a palestra “Efeito Narrativa”, na qual mostrará, na prática, como uma narrativa bem construída influencia desde o primeiro contato profissional até decisões estratégicas dentro dos negócios.
"Estarei traduzindo o invisível em linguagem, explorando as Narrativas Internas que transbordam no mundo online e offline. É possível aprender sobre códigos, símbolos, inconsciente coletivo, linguagem corporal, eixo de poder e, principalmente, como aplicar tudo isso nas redes", diz.
Estrategista em aquisição de talentos
Idealizadora do encontro, Andréa Rodrigues — estrategista em aquisição de talentos e fundadora da Rodrigues Assessoria — também abordará a importância do networking qualificado na jornada empreendedora e o impacto da visibilidade na ascensão das mulheres no mercado.
Além das palestras, a programação contará com espaços de troca de experiências, conexões de impacto e fortalecimento de redes de colaboração entre empreendedoras de diferentes áreas.
Serviço
II Encontro de Empreendedorismo Feminino de Pernambuco
Data: Quarta-feira, 19 de novembro, das 8h às 14h
Local: Auditório do RioMar Trade Center, Torre 5
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/ii-encontro-de-empreendedorismo-feminino-de-pernambuco/3128668
Comentários