Espírito Santo vai testar ônibus movidos a gás
Um ônibus chega este mês para teste no Sistema Transcol
Como parte dos esforços para a descarbonização do transporte coletivo, além da compra de mais ônibus elétricos, o governo do Espírito Santo se prepara para comprar também 24 veículos movidos a gás. Um ônibus chega este mês para teste no Sistema Transcol.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, revelou que a ideia é poder usar o biometano para abastecimento desses veículos – previstos para chegarem no primeiro semestre de 2026
“O Estado fechou parceria com a ES Gás e a Marca Ambiental para fornecimento de biometano. Isso traz um potencial grande, pois poderemos usar futuramente nos nossos ônibus, também com zero emissão de gás carbônico”. A aquisição dos 24 ônibus ainda está sendo avaliada, principalmente com relação à recarga e manutenção.
Para incorporar práticas mais sustentáveis e inovadoras ao Sistema, Damasceno esteve em Bogotá, na Colômbia, em visitas técnicas a empresas e instituições referência em mobilidade urbana.
A agenda contou com a participação de representantes da ES Gás, empresários do Sistema Transcol, da Federação das empresas de Transportes do Espírito Santo e outros.
Durante dois dias, a comitiva conheceu diferentes modelos de transporte coletivo. A programação incluiu visitas à La Rolita, empresa pública que opera frota 100% elétrica; e à Capital Bus, operadora de ônibus movidos a gás natural. O grupo também percorreu os corredores exclusivos de transporte público de Bogotá.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários