Genial/Quaest: 67% dos brasileiros aprovam megaoperação no Rio que deixou 121 mortos
A maioria da população aprova a megaoperação realizada no pelas forças de segurança do Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho. Segundo pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 12, 67% dos brasileiros disseram aprovar a operação, enquanto 25% a desaprovam.
A ação deixou 121 mortos e foi considerada a mais letal da história do Estado. Veja os números do levantamento:
- 67% aprovam;
- 25% desaprovam;
- 4% nem aprova, nem desaprova;
- 4% não sabem ou não responderam.
A Quaest entrevistou presencialmente 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 6 e 9 de novembro. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
Leia mais:
- Líderes do Comando Vermelho são transferidos para presídios federais nesta quarta, diz Castro
- Mulher apontada como ‘Japinha do CV’ se pronuncia: ‘Estou viva e essa história não existe’
A pesquisa também mostra que 88% dos entrevistados defendem medidas mais duras na área de segurança pública, como penas mais altas, enquanto 73% acreditam que organizações criminosas devam ser classificadas como terroristas.
A pesquisa mostra que o desejo por medidas mais duras é amplo.
- 65% dos brasileiros defendem retirar o direito de visita íntima de presos ligados a facções;
- 60% apoiam a PEC da Segurança Pública, uma das principais apostas do governo Lula.
A proposta busca ampliar o papel do governo federal na formulação de políticas da área, mas enfrenta resistência de governadores. Já 52% dos entrevistados defendem que a responsabilidade pela segurança pública passe ao governo federal.
A população, no entanto, se divide sobre permitir que cada Estado tenha sua própria legislação sobre segurança (46% a favor e 48% contra). A facilitação do acesso a armas de fogo, por sua vez, é amplamente rejeitada: 70% são contra e apenas 26% a favor.
Comentários