Peças do tabuleiro político de Aracruz
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
As eleições de 2026 já batem à porta em Aracruz. Hoje, a cidade possui um deputado estadual eleito, Alcântaro Filho (Republicanos), mas há diversos nomes de olho na vaga do parlamentar, ou até mesmo que consideram a possibilidade de a região eleger dois nomes, embora acreditam ser improvável.
O nome apoiado pelo prefeito, Doutor Coutinho (PP), será justamente da sua filha, Jeesala Coutinho (MDB), atual secretária de Gestão Estratégica. MDB conta com ela na chapa.
Também há o delegado Leandro Sperandio, que atua na região de Fundão e locais próximos. Ano passado, ensaiou disputar a prefeitura. Nos bastidores, ele tem dialogado com diversos partidos, mas ainda não houve decisão. Tem atuado junto ao vice-governador no Programa Estado Presente.
Roberto Rangel (Pode), que já foi vereador por Aracruz, também se coloca à mesa, pelo partido de Gilson Daniel.
Federais em pauta
Há disputa também quando o assunto são as vagas para a Câmara Federal. Hoje, há dois nomes que despontam em Aracruz e região: do ex-presidente da Assembleia Legislativa Erick Musso (Rep), e do ex-deputado federal Marcus Vicente, que embora filiado ao PP, busca novo partido. Nome da oposição e o outro faz parte da base de Casagrande (PSB).
Votação do Orçamento
Deputados já sabem a data que o projeto para o Orçamento de 2026 será votado. Encaminhado pelo governador Casagrande (PSB) em setembro, a votação está marcada para 15/12.
A receita estimada, nos orçamentos fiscal e da seguridade, é de R$ 32 bilhões, o que representa aumento de 8,4% em relação ao de 2025, que é de pouco mais de R$ 29,518 bilhões.
Topa correr até à noite!
Deputado Dary Pagung (PSB), incentivado pelas corridas de rua das quais o governador Casagrande (PSB) participa, resolveu encarar o Baixo Guandu Night Running, prova que acontece à noite. Terminou o percurso e garantiu a medalha. “Aquecendo para as eleições”, apontou um seguidor.
Agenda cheia
Amanhã, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), promove mais uma edição do “Dialoga”, desta vez em São Gabriel da Palha.
No dia 18, o evento será em Guarapari, cidade comandada pelo prefeito Rodrigo Borges (Republicanos).
Marcelo tem intensificado seus movimentos de prestação de contas, e por consequência ganha cada vez mais visibilidade, de olho em uma das 10 vagas à Câmara Federal.
“Precisamos do olhar da Federal”, diz Contarato
Presidida pelo senador Fabiano Contarato (PT), a CPI do Crime Organizado inicia os trabalhos na próxima terça-feira ouvindo o diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues, e o diretor de Inteligência, Leandro Almada da Costa.
À coluna, Contarato falou a decisão: “A instituição é reconhecida pela seriedade, competência e independência, e tem papel estratégico na luta contra o crime organizado. O olhar da PF é imprescindível para avançarmos”.
Abraço carinhoso
Ex-governador Paulo Hartung (PSD) chegou ontem em Belém (PA) para participar da COP-30 ao lado do cantor Gilberto Gil e do apresentador Luciano Huck.
Dentre as autoridades que encontrou, fez questão de abraçar o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido).
1º Fórum Estadual
A Câmara da Serra promove amanhã o 1º Fórum de Ouvidorias do Estado, em parceria com a Câmara Federal.
O evento será das 9 às 17 horas, e tem como objetivo aproximar as instituições à sociedade. Presenças do conselheiro do TCE-ES Carlos Ranna e do deputado Gilson Daniel (Pode).
Novas regras em Vitória
Programa Vix + Cidadania, da capital, oferece assistência a famílias em situação de vulnerabilidade.
Um projeto do vereador Davi Esmael (Rep) propõe alterar as regras, permitindo seu uso apenas para a compra de alimentos, produtos de higiene e gás de cozinha, e proibindo a aquisição de bebidas alcoólicas e cigarros.