Homem em situação de rua é atropelado por ônibus dentro do Pelópidas Silveira
Ezequiel, de 54 anos, foi atingido ao atravessar área de risco no Terminal Pelópidas Silveira; perna pode ser amputada
Com informações de André Nascimento
Um homem em situação de rua, identificado apenas como Ezequiel, de 54 anos, ficou gravemente ferido após ser atropelado por um ônibus dentro do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, na manhã desta terça-feira (11). O acidente aconteceu por volta das 7h50, quando a vítima tentava atravessar uma das vias internas do terminal.
Segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ezequiel entrou no ponto cego do veículo e acabou atingido. “Ele apresentava fratura exposta e lesões graves nas pernas, mas felizmente não houve comprometimento da artéria femoral, o que evitou um desfecho fatal”, explicou o médico do Samu, Eduardo Silva.
Ezequiel recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhado em estado crítico ao Hospital Miguel Arraes, onde deve passar por cirurgia. Há possibilidade de amputação da perna direita, que foi a mais atingida.
Local ficou interditado por uma hora
Após o acidente, a área do terminal onde ocorreu o atropelamento foi interditada por cerca de uma hora para o atendimento e retirada do ônibus. Policiais e equipes de segurança do local auxiliaram no isolamento da área e na organização do fluxo de veículos e passageiros.
Risco de travessia irregular
O terminal de Pelópidas tem sido inóspito com pessoas com algum tipo de deficiência ou em estado de vulnerabilidade emocional. Em setembro deste ano, uma mulher foi atropelada no local e veio a falecer no Hospital da Restauração.
Apesar das placas de advertência instaladas no terminal alertando sobre o risco de atropelamentos e a proibição da travessia de pedestres em determinados pontos, não é raro ver pessoas atravessando fora da faixa.
Este não foi o primeiro acidente desse tipo no Pelópidas Silveira, segundo frequentadores. Muitos pedestres cortam caminho por entre os ônibus, o que aumenta o risco de acidentes, principalmente nos pontos cegos dos veículos de grande porte.
Dicas de segurança para evitar acidentes em terminais de ônibus
Autoridades e especialistas em mobilidade reforçam a importância de seguir algumas medidas simples que podem evitar situações graves como essa:
- Não deixe pessoas vulneráveis sozinha no terminal
- Use sempre as faixas de pedestre e passarelas — atravessar entre ônibus reduz drasticamente a visibilidade dos motoristas.
- Evite circular atrás ou muito próximo de veículos grandes — esses espaços costumam ser pontos cegos, onde o condutor não enxerga o pedestre.
- Respeite as áreas de acesso restrito — muitos terminais têm sinalização indicando onde a passagem é proibida por risco de atropelamento.
- Mantenha atenção redobrada — fones de ouvido e celulares podem distrair e diminuir o tempo de reação.
A Grande Recife Consórcio de Transporte reforça que a travessia fora das áreas demarcadas pode colocar vidas em risco. A orientação é para que os usuários aguardem a parada completa dos ônibus e sigam sempre pelas rotas seguras.
O estado de saúde de Ezequiel segue sendo acompanhado pela equipe médica do Hospital Miguel Arraes.
Comentários