Pane global no sistema aéreo causa atraso em voos no Aeroporto de Vitória
Sistema que gerencia dados de passageiros e operações de viagens teve uma queda, na manhã desta quinta-feira (06)
Na manhã desta quinta-feira (06), uma pane no sistema de distribuição global Sabre, responsável pelo desenvolvimento de softwares e tecnologias, que gerenciam dados de passageiros e operações da indústria de viagens, causou o atraso em quatro voos que partiam do Aeroporto de Vitória.
De acordo com site de monitoramento de Flight Radar 24, os voos que sofreram atrasos, entre 1 e 6 horas, foram operados pela companhia GOL.
Em nota, a GOL informou que, apesar dos atrasos, nenhum voo foi cancelado no Aeroporto de Vitória e explicou que a situação de instabilidade, que decorreu de um problema alheio ao controle da Companhia, voltou a normalidade por volta das 12h30.
"A GOL informa que, devido a uma instabilidade global no sistema de distribuição SABRE, ocorrido na manhã desta quinta-feira (06/11), algo totalmente alheio ao controle da Companhia, as áreas de atendimento de check-in foram afetadas. O sistema foi restabelecido por volta das 12h30 desta quinta-feira. As equipes da GOL atuam em todos os aeroportos para minimizar os impactos e prestar apoio aos Clientes. Todos os passageiros impactados por cancelamentos e atrasos estão recebendo as tratativas previstas pela resolução 400 da ANAC", destacou a GOL.
Também por meio de nota, a Latam informou que "alguns de seus voos na manhã desta quinta-feira (06/11) sofreram atrasos por motivos operacionais. A situação já se encontra normalizada e não houve cancelamentos de voos".
Questionada pela reportagem, a Azul afirmou que não utiliza o sistema Sabre e que as suas operações não foram impactadas, funcionando normalmente.
A Zurich Airport Brasil também foi contatada, mas não houve retorno até a publicação da matéria.
Esta matéria está em atualização*
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários