Desembargador Francisco Bandeira de Mello é eleito novo presidente do TJPE
A nova mesa diretora foi escolhida por aclamação nesta segunda-feira (3) para o biênio 2026/2028
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) elegeu, em sessão extraordinária realizada na tarde desta segunda-feira (3), a sua nova Mesa Diretora que comandará a Corte no biênio 2026/2028.
O Desembargador Francisco Bandeira de Mello foi eleito para o cargo de Presidente do TJPE. A votação ocorreu por aclamação do Pleno, após a apresentação dos nomes pelo atual presidente, Desembargador Ricardo Paes Barreto.
Completam a nova Mesa Diretora:
1º Vice-Presidente: Desembargador Alberto Nogueira Virgínio
2º Vice-Presidente: Desembargador Fausto de Castro Campos
Corregedor-Geral da Justiça: Desembargador Alexandre Guedes Alcoforado Assunção
COMPROMISSOS
Em seu discurso após a eleição, o Desembargador Francisco Bandeira de Mello, que atualmente ocupa o cargo de Corregedor-Geral da Justiça, expressou a dimensão da responsabilidade assumida.
"Tenho noção da imensa responsabilidade que é representar o Poder Judiciário de Pernambuco. Não pouparei esforços e farei o melhor possível no sentido de honrar as melhores tradições deste tribunal bicentenário e prosseguir com o trabalho de construção, evolução e avanço," destacou o presidente eleito.
Bandeira de Mello ressaltou que sua gestão será de continuidade, buscando somar ao trabalho do atual presidente, Ricardo Paes Barreto. "Aqui a gente não chega para reinventar a roda, para começar um novo livro, mas vem para prosseguir um capítulo de um mesmo livro que já vem sendo escrito a muitas mãos talentosas e esforçadas," complementou.
Corregedoria e vice-presidências
O novo Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Alexandre Guedes Alcoforado Assunção, salientou o papel orientador e corretivo do órgão. "Assumo o compromisso de dedicação ao trabalho de forma integrada com os magistrados, servidores e demais órgãos do tribunal. Bem assim de ouvir a advocacia, o Ministério Público [...] para que a Justiça chegue à população com agilidade, isonomia e imparcialidade," afirmou.
Os vice-presidentes eleitos também manifestaram o compromisso de colaboração com a Presidência. O Desembargador Alberto Nogueira Virgínio (1º Vice-Presidente) agradeceu a unanimidade da escolha e se comprometeu a "colaborar e participar de todos os momentos". O Desembargador Fausto de Castro Campos (2º Vice-Presidente) prometeu trabalhar com "humildade e compromisso com a ética, a eficiência e o fortalecimento de nossa Corte".
Carlos Gil Rodrigues Filho é eleito novo desembargador do TJPE
O novo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) é o advogado Carlos Gil Rodrigues Filho. Ele foi escolhido, na noite desta segunda-feira (3/11), pela governadora Raquel Lyra, a partir da lista tríplice de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), definida em sessão extraordinária, no Pleno do Judiciário estadual pernambucano.
"Recebo com profunda gratidão a honra de ter meu nome escolhido para integrar o Tribunal de Justiça de Pernambuco, representando a advocacia pernambucana pelo Quinto Constitucional. Agradeço, de coração, às advogadas e aos advogados que me confiaram o voto e me trouxeram até aqui, aos desembargadores e às desembargadoras do TJPE pela deferência e serenidade durante todo o processo, e à Governadora Raquel Lyra, por ter me concedido essa missão", pontuou Carlos Gil Rodrigues Filho.
Comentários