Parte do teto desaba em UTI pediátrica do Barão de Lucena; ninguém se feriu
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a equipe de manutenção foi acionada assim que o problema foi identificado
 
	Uma parte do forro do teto da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica 2 (UTI 2) do Hospital Barão de Lucena, localizado na Iputinga, Zona Oeste do Recife, cedeu na manhã desta segunda-feira (27). Segundo informações em reserva, um dos pedaços atingiu uma incubadora com um bebê, mas ele não se feriu. O teto, ainda de acordo com uma funcionária, estava com infiltração e por pouco alguém não se machuca.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a equipe de manutenção foi acionada assim que o problema foi identificado. O órgão informou que a situação foi controlada rapidamente, sem registro de feridos entre pacientes ou profissionais.
“Nenhum paciente ou profissional ficou ferido, e todos foram realocados com segurança, sem qualquer dano. Todas as providências necessárias já foram adotadas”, informou a SES-PE, por meio de nota.
Segundo a SES-PE, a área atingida foi isolada para reparos, e os pacientes que estavam próximos ao local foram transferidos para outros setores do hospital.
A notícia repercutiu entre os deputados estaduais. Segundo Sileno Guedes (PSB), a UTI Pediátrica do Barão de Lucena havia passado por obras de requalificação recentemente, concluídas há pouco mais de três meses.
"Pelo visto, a obra não foi de qualidade. Estou acompanhando o caso por meio da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa", disse.
Imagens registradas no local e divulgadas nas redes sociais do deputado Gilmar Júnior (PV) mostram partes do forro de gesso caídas sobre o chão. Muitos destroços ficaram no chão.
Veja a nota na íntegra da SES-PE
Nota Oficial
O Hospital Barão de Lucena (HBL) informa que a equipe de manutenção foi acionada imediatamente após o registro de uma ocorrência na UTI 2 neonatal da unidade, na manhã desta segunda-feira (27/10).
Uma parte do forro do setor cedeu, mas a situação foi prontamente controlada. Nenhum paciente ou profissional ficou ferido, e todos foram realocados com segurança, sem qualquer dano. Todas as providências necessárias já foram adotadas.
Veja o que diz o Sindicatodos Médicos de Pernambuco:
Nota oficial:
O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) informa que, diante do incidente ocorrido na UTI 2 do Hospital Barão de Lucena, realizou contato imediato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) para obter esclarecimentos e garantir a segurança dos médicos, pacientes e demais profissionais que atuam no setor.
Durante o diálogo, o Simepe cobrou ações emergenciais de vistoria e manutenção estrutural, tendo em vista que a UTI 2 ainda não havia passado por obras de reforma ou requalificação.
Como resposta, a Secretaria Estadual de Saúde assegurou que todo o forro da unidade será refeito e que a reabertura do setor ocorrerá apenas após a conclusão dos trabalhos técnicos e a emissão de laudo que comprove condições seguras de uso, tanto para os profissionais quanto para os pacientes.
O Simepe reforça seu compromisso com a defesa da integridade e das condições de trabalho dos médicos e seguirá acompanhando de perto todo o processo de vistoria, manutenção e liberação do setor, mantendo a categoria informada sobre os desdobramentos.
 
		
		 
         
											
                                            
Comentários