Enivaldo encabeça acordos no Noroeste
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Evento de prestação de contas do deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) aconteceu ontem em Barra de São Francisco, quando ficou claro que o deputado vai disputar reeleição à Assembleia Legislativa em 2026.
Outros fatores chamaram atenção no evento. Primeiro, a presença do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), que ganhou mais apoio rumo à candidatura ao Senado. Diversos prefeitos da região Noroeste estiveram no evento.
Enivaldo dos Anjos (PSB), prefeito de Barra de São Francisco, comentou pela primeira vez publicamente seu recuo ao Senado, em prol de Euclério, a quem abraça a candidatura.
Nos bastidores, Enivaldo quer ser um dos coordenadores dos projetos de Casagrande (PSB), Ricardo Ferraço (MDB) e Euclério. Vai usar sua influência, sobretudo na região, para eleger as peças, além de ajudar também o sobrinho Mazinho.
Recados foram enviados
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), durante evento em Colatina ao lado de Da Vitória (PP) e Ricardo Ferraço (MDB), ressaltou amizade com o deputado federal e enviou recados: “Tem gente que está do nosso lado, mas deveria estar de outro. Estamos juntos, com Ricardo”. Nos bastidores, recado teria sido para outro progressista...
Mais mudanças no Sul?
Interlocutores do prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (PP), contaram à coluna que há expectativa de que mais mudanças aconteçam em pastas da administração, visto que o prefeito entende que tem “faltado liderança” em algumas áreas específicas. Neste mês, Ferraço já anunciou novo secretário de Meio Ambiente.
Parecendo o “Mister M”

Aliados do prefeito Pazolini (Rep) têm brincado com a estratégia adotada por ele.
Ele avisa a poucas pessoas quais os municípios que vai visitar. Quando se vê, já chegou e saiu da cidade. “Parece o 'Mister M' se teletransportando”, brincou um aliado, se referindo ao mágico norte-americano.
De casa nova
Secretário de Relações Institucionais da Câmara de Vitória, Marcos Delmaestro (PP), vai deixar a Casa. Será nomeado amanhã na Secretaria da Casa dos Municípios, segundo Marcelo Santos.
A pedido de Da Vitória (PP), Delmaestro deve rodar o Espírito Santo para ajudar nas montagens de chapas da sigla para 2026. Relação dele com o presidente da Câmara, Anderson Goggi, porém, segundo interlocutores, continua positiva.
Conversa entre lideranças para alinhamento
Expectativa é de que nos próximos dias haja uma conversa entre o deputado federal Josias Da Vitória (PP), que é presidente estadual do PP, e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido).
Conforme a coluna noticiou, Arnaldinho tem repensado se filiar à federação União-Progressista, por conta dos últimos imbróglios envolvendo posicionamentos diferentes entre líderes do grupo político.
Novo presidente
Eleição do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) vai acontecer na terça-feira. Conforme a coluna antecipou, há acordo em eleger o conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti, que começou fazer parte do quadro da Corte em 2019.
Será possível?
Há quem diga que o grupo do vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), estaria de olho na federação PRD/Solidariedade, que hoje está fechada com o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido).
Homenageado
Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES) Eder Pontes foi recebido no gabinete do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, para a entrega da Moeda Alusiva aos 190 anos da PM-ES, comemorado neste ano. A premiação ocorreu por conta do trabalho realizado pelo desembargador como supervisor das Varas Criminais.